[views count="1" print="0"]

Cimams anuncia inauguração da nova sede em 2024

O Consórcio intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) completa 10 anos de atividades nesta quarta-feira, 14.

O Consórcio intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams) completa 10 anos de atividades nesta quarta-feira, 14. Para comemorar a sua primeira década de existência, os municípios consorciados receberão uma nova sede, com a construção do Centro de Convenções do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, situado ao lado da Nova Prefeitura, no bairro Guarujá, em área de 1.111,87 m², cedida pelo Município. A obra está orçada em R$ 4 milhões, recursos já repassados pelo Ministério do Turismo através da Caixa Econômica Federal. Além do auditório multiúso com área de 1.160,18 m², o Centro de Convenções contará com salas de reuniões para prefeitos, sala de imprensa, e espaço para convenções, seminários, exposições, feiras, cursos, treinamentos e oficinas. O espaço vai beneficiar mais de 120 municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha.

O presidente do Cimams e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, observa que ao longo de sua história, houve diversificação e ampliação da sua atuação ao ponto de tornar-se o maior consórcio multifinalitário de Minas Gerais e um dos maiores em representatividade do país. “O nosso consórcio conta hoje com estrutura sem par entre as entidades de classe de todo o país, e com uma diversidade de serviços que supre as necessidades dos prefeitos/associados em todos os setores da gestão pública. Na nossa gestão, nos dois mandatos em que estive à frente, buscamos a formalização de parcerias com órgãos das esferas estadual e federal, entidades e prestadores de serviços”, observa.

Sobre os 10 anos, do Cimams, o dirigente do consórcio observa que: “são anos de planejamento e de trabalho, desde a concepção da ideia inicial até a entrega das instalações. O conjunto de salas de trabalho e de reuniões é de impressionar. São espaços erguidos sem nenhuma pretensão de serem suntuosos, mas práticos e adaptados para responder às exigências de um mundo que preza pela eficiência e a rapidez”, afirma Valmir Morais.

O prefeito de Janaúba, José Aparecido, destaca que: “o Cimams é uma importantíssima entidade coletiva que tem contribuído significativamente na aquisição de bens e insumos para a prefeitura, com menos burocracia e nos representando junto às esferas estadual e federal. O consórcio se faz necessário na vida dos municípios onde vivem mais de 2,6 milhões de habitantes. É fundamental ter sua sede própria que é será nova e moderna. Parabéns ao Cimams por mais esta conquista para os seus associados!”

Para o prefeito de Grão Mogol, Diêgo Antônio Braga Fagundes, “o Cimams representa uma profícua parceria na contratação de serviços que contribuem para a economia e celeridade nas contrações públicas, além de importante representante das demandas dos municípios da região. A construção da nova sede, certamente, reafirma o crescimento e importância que o consórcio vem adquirindo”.

O prefeito de Lagoa dos Patos, Hércules Vandi, acrescentou que: “o Cimams, hoje, representa um sentimento de união, prosperidade, parceria entre os municípios. Somos mais fortes quando estamos juntos na busca para o desenvolvimento dos nossos municípios e de toda região”. O prefeito de Francisco Dumont, Eduardo Rabelo, enfatizou que o Cimams é um dos mais importantes consórcios do estado, sendo uma ferramenta fundamental para auxiliar os municípios, principalmente nas compras compartilhadas. A nova sede trará mais espaço para grandes eventos e atenderá aos anseios dos municípios consorciados”.

De acordo com o prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano, “o Cimams é uma representação institucional que agrega todas as necessidades de todos os municípios. É uma instância que legitima direitos e acessos mais rápidos a políticas públicas. A nova sede consolida de vez toda a grandeza que o consórcio representa e pode ir além”. Conforme o prefeito de Manga, Anastásio Guedes, “o Cimams é um dos maiores parceiros do meu município, onde podemos contar com perfuratriz e também com processos licitatórios, onde adquirimos maquinários e toda infraestrutura”.

O prefeito de Diamantina, Juscelino Roque, apontou que, “a construção da nova sede representa, na prática, a implantação e execução de políticas públicas regionais fundamentais para a sociedade, melhorando ainda mais a qualidade de vida dos cidadãos que habitam os municípios consorciados. É mais um avanço para o desenvolvimento da capacidade produtiva do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha. É mais um importante passo para a expansão e visibilidade do mercado consumidor de produtos locais”.

CIMAMS – O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (Cimams), com sede em Montes Claros, fundado em 14 de agosto de 2014, é constituído pela cooperação entre 120 municípios, com objetivo de representação política e administrativa em prol da melhoria da gestão pública municipal. O Consórcio visa à cooperação mútua entre seus associados, e destes com a União e Estado na realização de interesses comuns e multifinalitário, atuando no planejamento e execução de projetos e programas que visam o desenvolvimento regional sustentável, aperfeiçoamento das gestões administrativas e seus consorciados e a formulação de políticas públicas regionais que beneficiem a população dos municípios da área mineira da Sudene

Cimams anuncia inauguração da nova sede em 2024
Com recursos da União, Cimams viabiliza construção de importante Centro de Convenções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Após 33 anos, Mirabela volta a ter uma mulher na presidência