Um novo episódio da Zona de Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS (lê-se zacas) se formou sobre o Brasil e influencia áreas do Sudeste, do Nordeste, Norte e Centro-Oeste do País, com aumento de chuvas em todas as regiões. Ventos marítimos moderados, ar úmido e a presença de áreas de baixa pressão atmosférica conduziram muita umidade ao Sudeste, gerando mais nuvens e precipitações pluviométricas. De acordo com a Climatempo Meteorologia, Montes Claros deverá receber grandes volumes de volumes de chuvas até a virada do mês.
Se as previsões se confirmarem, a média histórica pluviométrica para Montes Claros em janeiro deverá ser superada. Segundo a meteorologia, até o início da tarde dessa quarta-feira (24/1), foram registrados 158mm de chuvas neste mês, o que representa quase 100% da média, que é de 126mm. Para esta quinta-feira, previsão de mais 40mm de precipitações, com temperatura máxima de 24ºC, mínima de 22ºC e índices de umidade relativa do ar oscilando entre 77% e 97%.
Na sexta-feira, há possibilidade de Montes Claros receber 38mm de chuvas, quando a temperatura máxima deverá ser de 23ºC, a mínima de 21ºC, com umidade do ar oscilando entre 87% e 97%. O município, que está em situação de emergência por causa da severa seca dos meses finais de 2023, poderá receber ainda 29mm de precipitações no sábado, 25mm no domingo e 20mm na segunda-feira. No período, a máxima deverá variar entre 24ºC e 26ºC, a mínima entre 20º e 21ºC e os índices de umidade relativa do ar entre 67% e até 100%.