[views count="1" print="0"]

Centro Municipal de Educação demandou recursos de R$ 7 mi

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma grande festa, nessa segunda-feira (11/3), para inaugurar o Centro Municipal de Educação Professora Maria Lúcia Drumond Pimenta Machado, nova sede do CEMEI Dona Ruth Tupinambá

A Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Educação, promoveu uma grande festa, nessa segunda-feira (11/3), para inaugurar o Centro Municipal de Educação Professora Maria Lúcia Drumond Pimenta Machado, nova sede do CEMEI Dona Ruth Tupinambá. Localizado na Rua General Carneiro, no Bairro Morrinhos, o prédio, que foi sede da escola da Coteminas, foi adquirido pela Prefeitura de Montes Claros e transformado no Centro Municipal de Educação, com capacidade inicial para 500 alunos. O imóvel abrigará, além do CEMEI, uma nova escola de Ensino Fundamental, a ser inaugurada em breve. Para aquisição do novo prédio foram investidos cerca de R$ 7 milhões, recursos do Tesouro Municipal.

A solenidade de inauguração contou com a presença do prefeito Humberto Souto, acompanhado do vice-prefeito Guilherme Guimarães, vereadores, secretários, servidores municipais, familiares homenageados, além da comunidade escolar e moradores do bairro. “Esta é mais unidade que estamos entregando para melhorar a vida das pessoas. Aqui é um espaço de cidadania, de responsabilidade social, de esperança, de futuro”, destacou o prefeito Humberto Souto ao declarar inaugurada a nova unidade escolar.

O Centro Municipal de Educação recebeu a denominação em homenagem à Professora Maria Lúcia Drumond Pimenta Machado. Formada em Licenciatura em Matemática, foi professora do Ensino Fundamental na Escola Estadual Gilberto Caldeira Brant, na cidade de Bocaiúva, e nas escolas estaduais Francisco Sá e Plínio Ribeiro, em Montes Claros, até se aposentar, depois de mais rosilveira7@yahoo.com.br de trinta anos de Magistério. “Em nome da minha mãe e de toda nossa família, nossa gratidão pela honra e alegria imensa trazidas por essa distinta homenagem”, agradeceu Leonardo Linhares, filho da homenageada.

O vice-prefeito Guilherme Guimarães ressaltou que a inauguração do Centro vai possibilitar revitalizar todo o entorno, conferindo mais segurança e mobilidade ao bairro. “O progresso da cidade de Montes Claros começou com a chegada da linha férrea, que passa bem aqui ao lado. E devolver ao bairro Morrinhos esse protagonismo, com a instalação de uma unidade de ensino robusta, com capacidade para atender a demanda da região, com todas as instalações necessárias, é uma forma de retomar o trilho do progresso para essa região pioneira”, observou.

Secretária municipal de Educação, a professora Rejane Veloso Rodrigues lembrou que o CEMEI Dona Ruth Tupinambá passou por vários prédios adaptados, e que, finalmente, chegou o momento de receber a sede própria. “Temos o desafio de garantir espaços adequados para as crianças estudarem, e a Prefeitura de Montes Claros está trabalhando para vencer esse desafio, construindo novas unidades e reformando prédios próprios mais antigos, para que os estudantes encontrem na escola a motivação e o prazer de estudar”, destacou.

Fundada em 2006 como uma creche para dar assistência às famílias carentes do bairro Morrinhos e adjacências, a unidade recebeu a denominação de Centro Municipal de Ensino Infantil (CEMEI) Dona Ruth Tupinambá em 2015, em homenagem à professora brilhante, dedicada e carismática.

Formada em Pedagogia e Licenciatura Plena e em Orientação Educacional, Administração Escolar e Supervisão, Dona Ruth Tupinambá foi professora do Grupo Escolar Secundino Tavares, vice-diretora e diretora da Escola Estadual Dona Vidinha Pires. Após se aposentar, pasNo evento da Rural, esta jornalista com os colegas, Rogeriano Cardoso (Buiu), Nazareno Dias e Adeli Mendes, observados por Du Novais (Rede Mais) (Fotos: Silvana Mameluque) LINHA ABERTA sou a escrever crônicas, poesias e contos, e se tornou assídua colaboradora dos principais jornais de Montes Claros. Participou de duas edições do Anuário Poetas do Brasil e publicou os livros “Montes Claros era Assim” e “Montes Claros, Eterna Lembrança”, ambos de grande sucesso e repercussão no meio literário e cultural da cidade. Dona Ruth Tupinambá faleceu em 2014.

Com a inauguração da nova sede, o CEMEI terá capacidade para receber cerca de 400 alunos do Maternal (crianças de 2 a 3 anos de idade) e da Pré-Escola (de 4 e 5 anos), nos turnos matutino e vespertino. “Hoje, o CEMEI ganha o melhor presente a poucos dias de assumir a sua maioridade. Completará 18 anos de muito compromisso, dedicação e persistência. Ganhamos de presente uma casa nova, para continuarmos oferecendo uma educação de qualidade que trará impacto na vida de centenas de crianças”, comemorou a diretora Cristiane Graciele de Oliveira Alves.

MOMENTO da inauguração do Centro Municipal de Educação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Captura de tela 2025-06-26 181946
Estudantes de seis países e 21 Estados fizeram provas do Paes
Flávio Roscoe recebe homenagem em reconhecimento aos serviços prestados à cidade
Presidente da Fiemg recebe título de Cidadão Benemérito
A iniciativa terá duração de 18 meses e impactará diretamente as 47 superintendências de Ensino, inclusive, a de Montes Claros, Januária e outros municípios do Norte de Minas
Projeto busca construir educação antirracista nas escolas do Estado
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Unimontes recebe ópera "La Serva Padrona" nesta quinta
Acadêmicos e professores do curso de Direito das Faculdades Unidas do Norte de Minas foram recebidos pelo Hospital Dílson Godinho em Montes Claros
Acadêmicos e professores do Curso de Direito Funorte assistem pacientes
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
UFMG cria duas licenciaturas em Montes Claros
INEMONTES conquistou a certificação do Centro de Referência
Unimontes conquista a certificação por empreendedorismo e inovação
A DEPUTADA Leninha abordará o tema “Aquilombar a Universidade” na roda de conversa
Unimontes abre evento “Negritudese Ancestralidades” nesta quarta-feira
IFNMG abre inscrições para preenchimento de 117 vagas
Estudantes debatem sobre as redes sociais e saúde mental
Unimontes abre inscrições para os cursos do “Trilhas do Futuro
Provas para cursos técnicos do IFNMG serão aplicadas no domingo
IFNMG oferta 200 vagas gratuitasde FIC em curso gratuito para MEI
Estudantes do Colégio Marista São José celebram as tradições no Dia do Folclore
IFNMG oferta curso gratuito e a distância de monitor de uso
Inscrições para cursos gratuitos pelo Pronatec terminam no dia 13
Montes Claros ganha neste sábado o Leo Clube
Agência móvel da Copasa chega a Montalvânia
Duplicação da BR 381 tem estudos 
Brasil fica no Grupo C com Marrocos, Haiti e Escócia
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca