A Câmara Municipal de Montes Claros promoveu nessa terça-feira, (19), sessão especial para concessão de Título de Cidadão Honorário ao tenentecoronel Guilherme Antunes Machado, do 50º BMP de Montes Claros, como forma de reconhecimento ao todo trabalho na área de segurança pública que desenvolveu durante sua carreira.
A homenagem se deu através de proposição do vereador Marcos Nem, do PSC, que discorreu sobre a trajetória do militar, que iniciou sua carreira há 30 anos na área de segurança e desde então trabalha e presta seus serviços em prol da população. “Conheço sua história e sinto orgulho de ver sua trajetória de trabalho, luta e dedicação. Hoje, esta Casa o agracia com este título recebido por mérito, enriquecendo e fortalecendo ainda mais o seu legado e a história de Montes Claros”, afirmou o vereador.
Ainda em seu discurso o legislador destacou as atividades desenvolvidas por Guilherme Antunes Machado na prestação do serviço público, entre elas a de patrulheiro rodoviário nas cidades de Montes Claros e Salinas; comandante de radiopatrulha na cidade de Araguari; comandante na cidade de Botumirim, Coração de Jesus e Buenópolis; chefia na seção de Logística de Estado- -Maior da 14ª RPM em Curvelo e há três anos comandante do 50º BPM em Montes Claros.
Após receber a placa, o tenente-coronel agradeceu o Legislativo pela honraria e reconhecimento pelo seu trabalho, e também aos seus familiares e colegas de profissão presentes. Destacou as vitórias e dificuldades durante todos os anos de serviço e os aprendizados de cada fase, ressaltando sua posição atual como comandante do 50º BPM. “Tenho muito orgulho de hoje servir uma unidade composta por homens e mulheres que doam suas vidas para garantir a segurança da população e a paz, orgulho de servir este município e de receber este grande título”, concluiu.
SOBRE O HOMENAGEADO – Guilherme Antunes Machado é filho de Sebastião de Aguiar Machado e Adilca Maria Antunes Machado, é o sétimo dos 16 filhos na família. Natural de Joaquim Felício, nasceu em 29/04/1970, casado com a montes-clarense e professora Érica Silva Magalhães Machado, com quem possui os filhos, Érick Willian, Aléxia e Emily, todos nascidos em Montes Claros. Ingressou na PMMG em 1993 como soldado, fez curso de sargento em 1995. Ingressou no curso especial de formação de oficiais concluído em 1999. É bacharel em Ciências Econômicas cursado nos anos de 1988 a 1993 na Unimontes. Pós-graduado em Análise Criminal, da violência e da criminalidade pela Unimontes; Pós-graduado no curso de especialização em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar de Minas Gerais e Fundação João Pinheiro; Instrutor de Direitos Humanos e na disciplina do Uso de Instrumentos de Menor Potencial Ofensivo. Promovido ao posto de tenente-coronel há três anos foi designado comandante do 50º BPM em Montes Claros. Além de lecionar nas disciplinas internas da corporação, também lecionou as disciplinas de matemática, geografia e história na Escola Estadual de São Francisco de Assis na cidade de Botumirim, no ano de 1997.