A Câmara Municipal vai homenagear o ex-prefeito Athos Avelino Pereira, pelos serviços prestados ao município, no exercício do mandato no comando da Prefeitura, contribuindo com seu desenvolvimento socioeconômico. Ele também foi deputado federal. Athos será agraciado com a Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros, a mais importante comenda do Legislativo, que no passado foi cunhada em ouro.
De autoria da Mesa Diretora da Câmara, o projeto de resolução foi aprovado na reunião ordinária dessa terça-feira pela manhã. Durante a discussão do projeto, vereadores se manifestaram favoráveis e destacaram o trabalho desenvolvido pelo ex-prefeito no exercício do mandato, período em que viabilizou obras físicas e sociais que refletem até os dias de hoje na melhoria da qualidade de vida da população. Além disso, antes de ser prefeito, ele exerceu mandato de deputado federal, e defendeu os interesses da cidade e da região na Câmara dos Deputados. Ao final o projeto foi aprovado sem maiores dificuldades.
A entrega da medalha acontecerá em sessão solene no próximo dia 3 de julho, às 9h. A reunião também será em comemoração do aniversário de 167 anos de Montes Claros. A Medalha Ivan José Lopes de Honra a Montes Claros foi instituída em 1971. É uma homenagem ao ex-vereador, que exerceu três mandatos consecutivos, de 1989 a 2000, sendo presidente da Câmara nos três mandatos – em 1991, em 1996 e em 1997. A escolha do homenageado é baseada na sua contribuição social, política, econômica e cultural.
HOMENAGEADO – De tradicional família de Montes Claros, o médico Athos Avelino Pereira tem experiência em administração pública, tendo sido prefeito no período de 2005 a 2008. Foi também deputado federal, em 2003 e 2004 e diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (INDI) em 2009/2010. Na área de saúde, tem graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973).