O município de Buritizeiro, no Norte de Minas, por meio da Secretaria de Saúde (SMS), está intensificando suas ações de combate ao mosquito da dengue no município. Na última semana, os agentes comunitários de saúde e de endemias realizaram vistorias nos quintais das casas, utilizando um drone para mapear possíveis focos do mosquito Aedes aegypti em alguns bairros já monitorados pela Secretaria da Saúde.
A iniciativa faz parte do aplicativo inovador “Mosquito Zero”, desenvolvido pela Prefeitura local, que visa combater o Aedes aegypti e as arboviroses. Além do uso do drone, o aplicativo também utiliza armadilhas Pneutramp 3D para monitorar a infestação de mosquitos em áreas específicas, e conta com um “Chatbot” para interagir com a população e esclarecer informações sobre os riscos da doença e medidas de prevenção. O número do “Chatbot” é 71-99700-0834.
A Gerente da Vigilância em Saúde, Rosana Bretas, ressaltou a importância dessas ações para eliminar a proliferação do mosquito e reduzir os índices no LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti. Ela também destacou os desafios enfrentados em locais de difícil acesso, onde a utilização do drone é fundamental para identificar os focos e orientar medidas adequadas de combate ao mosquito.
A atual administração reforça a importância da vigilância constante em imóveis, buscando ativamente por criadouros do mosquito. Pequenos recipientes, como tampas de garrafa, podem se tornar locais para a fêmea depositar seus ovos, por isso é fundamental manter-se alerta e cuidar do ambiente.