Vini Júnior é a única novidade da Seleção Brasileira em relação ao time que venceu o Peru na última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo. O técnico Dorival Júnior confirmou, nessa quarta-feira (13/11) a escalação para pegar a Venezuela com craque do Real Madrid na vaga de Rodrygo, cortado por lesão. “Está mantida a equipe que iniciou a partida anterior com a entrada do Vini no lugar do Rodrygo”, confirmou o treinador. Brasil e Venezuela se enfrentam às 18 horas desta quinta-feira, no Estádio Monumental de Maturín, na Venezuela.
O camisa 7 Vini Júnior não participou das vitórias sobre Chile e Peru por conta de uma lesão na cervical. Até mesmo pelo pouco período de treinamentos (apenas dois com elenco completo), Dorival chegou a Belém com a ideia de mexer o mínimo possível no time titular. Para o treinador, o momento é de dar sequência e valorizar o que tem dado certo. “Já tinha a ideia da repetição. Não tive dúvidas em momento algum. Eu conto com todos eles, são jogadores de muito bom nível, que merecem respeito e terão oportunidades”, disse.
“O André sempre que entrou deu resposta positiva, o Paquetá tenta reencontrar o seu melhor momento. Tudo é questão de tempo”, completou o treinador. Dorival falou ainda das situações de André e Guilherme Arana, que ficaram fora do treinamento dessa quarta, em Belém, por questões médicas. A comissão técnica decidiu esticar a corda até a próxima sexta-feira para decidir se ambos seguem para a partida contra o Uruguai ou serão cortados. “Uma avaliação maior será feita após a partida da Venezuela para caso necessário tomarmos as posições devidas para alteração. A princípio, vamos tentar uma recuperação pela forma que foram as lesões”, concluiu Dorival Júnior.
Para o jogo contra a Venezuela, a Seleção Brasileira terá um novo camisa 10. Raphinha herdou o número histórico na ausência de Rodrygo, cortado por lesão e que vestiu desde a lesão de Neymar, em outubro de 2023. Esta foi a principal novidade na numeração divulgada pela CBF nessa quarta-feira para as partidas contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa de 2026.
A Seleção Brasileira retorna ao Brasil após a partida diretamente para Salvador, onde encara o Uruguai, terça-feira, na Fonte Nova. Com 16 pontos, a equipe ocupa a quarta colocação nas eliminatórias e subirá ao segundo lugar na noite desta quinta em caso de vitória. O Brasil deverá jogar com Ederson; Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Raphinha; Vini Jr, Igor Jesus e Savinho.