[views count="1" print="0"]

Bolsa Atleta 2026 abre inscrições a partir de 19 de janeiro

 O Ministério do Esporte publicou nesta quinta-feira (16) o edital do Programa Bolsa Atleta 2026, abrindo oficialmente um novo ciclo da principal política pública de apoio direto a atletas no Brasil. As inscrições come­çam no próximo dia 19 de janeiro e seguem até 6 de fevereiro, exclusivamente pela plataforma gov.br, por meio do Sistema Bolsa Atle­ta. A expectativa é que a pri­meira lista de contemplados seja divulgada entre os dias 23 e 27 de março.

Reconhecido como um dos principais instrumentos de fortalecimento do espor­te nacional, o Bolsa Atleta assegura auxílio financeiro mensal para atletas em ativi­dade, permitindo condições adequadas de treinamento, participação em competi­ções e permanência no alto rendimento. O edital estabe­lece critérios claros, prazos e categorias, contemplando atletas olímpicos, paralím­picos e surdolímpicos, além das categorias internacio­nal, nacional, de base e es­tudantil.

De acordo com o minis­tro do Esporte, André Fu­fuca, o novo edital garante previsibilidade e segurança para os atletas brasileiros. Segundo ele, o programa reafirma o compromisso do governo federal com o mé­rito esportivo e com aqueles que representam o país em competições nacionais e internacionais. O benefício é concedido por até 12 me­ses, com pagamentos men­sais, após análise documen­tal e assinatura do Termo de Adesão.

A secretária nacional de Excelência Esportiva, Iziane Marques, destacou que o programa cumpre um papel estruturante no desenvolvi­mento do esporte brasilei­ro. Para ela, o Bolsa Atleta garante dignidade, continui­dade e oportunidades para atletas em diferentes fases da carreira, além de asse­gurar transparência e inte­gridade no uso dos recursos públicos.

O cronograma prevê que atletas que precisarem complementar a documen­tação terão até 30 dias após notificação para regulariza­ção. Após a divulgação da primeira lista, haverá prazo de até 10 dias corridos para apresentação de recursos. A publicação da relação de­finitiva dos atletas contem­plados está prevista para ocorrer entre os dias 20 e 24 de abril.

Todas as informações, orientações e modelos de documentos necessários estão disponíveis no site ofi­cial do Ministério do Espor­te. O governo federal reforça que as inscrições devem ser feitas exclusivamente pelos canais oficiais, garantindo segurança e transparência ao processo.

Com o novo edital, o Bolsa Atleta completa mais um ciclo de fortalecimento do esporte brasileiro, am­pliando a proteção social, promovendo igualdade de oportunidades e conso­lidando-se como um dos pilares para o desenvolvi­mento do alto rendimento no país.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Montes Claros Vôlei segue imbatível na Superliga
Montes Claros Vôlei segue imbatível na Superliga
Jogo dos Operários - Estádio Juvenção (17)
Depois da obra, a bola rolou no Juvenção
CORRIDA
Corridas de rua abrem 2026 levando esporte também às comunidades rurais
1
Mesmo sob chuva forte, North mantém ritmo de preparação para duelo decisivo no Mineiro
Bolsa Atleta 2026 abre inscrições a partir de 19 de janeiro
Bolsa Atleta 2026 abre inscrições a partir de 19 de janeiro
Conferência debate políticas públicas voltadas ao esporte
Conferência debate políticas públicas voltadas ao esporte
North segura Atlético-MG em empate histórico
North segura Atlético-MG em empate histórico
North busca primeira vitória contra o hexa
North busca primeira vitória contra o hexa
Montes Claros Vôlei abre temporada 2026 em casa
North conquista acesso inédito à Primeira Divisão
Brasil busca vitória e 2º lugar contra o Uruguai
Atlético tenta vencer o Flamengo de olho na Libertadores de 2025
Brasil tenta vencer o Peru para subir na tabela
Sorteio dos mandos de campo da semifinal será nesta sexta
Montes Claros Vôlei estreia neste domingo no Ginásio Poliesportivo
Contra o Grêmio, Cruzeiro tenta se manter no G7
Norte de Minas ganha voz na ABCCMM
MPO autoriza recomposição de R$997 mi integral para o MEC
Sudene pode entrar em fevereiro na pauta do Senado
Indústria de fécula expande exportações e diversifica produtos
Governo de Minas destaca ações da Defesa Civil