[views count="1" print="0"]

Audiência critica falta de vacinas em Minas

– Audiência pública na Assembleia discutiu a falta de vacinas em Minas Gerais

Presidente da Comissão de Saúde cobra distribuição regular do imunizante no estado

Minas Gerais está sem estoque da vacina contra Covid-19 e tem recebido irregularmente o imunizante contra a varicela (catapora). A informação é da diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, Marcela Lencine Ferraz, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nessa terça-feira. Presidente do colegiado, o deputado Arlen Santiago, do Avante, que é médico, cobra a regularização da distribuição do imunizante no estado.

Segundo a diretora, o Ministério da Saúde (MS) se comprometeu a regularizar a entrega da vacina contra Covid na primeira quinzena deste mês. Em relação ao segundo imunizante, a justificativa do governo federal é de obstáculos regulatórios e de fabricação enfrentados pelos fornecedores, com previsão de regularização do estoque para o primeiro semestre de 2025.

De acordo com Marcela Ferraz, desde agosto de 2023 a entrega da vacina contra varicela tem sido irregular, e a última remessa foi recebida em junho deste ano. Ressalvou que o Estado mantém pequeno quantitativo de doses para uso em casos de surtos.

Representante da Associação Mineira de Municípios (AMM) na audiência, Thiago Ferreira de Oliveira afirmou que a entidade está há 90 dias cobrando do Ministério da Saúde a regularização das entregas. De acordo com ele, um levantamento respondido por 211 municípios apontou que a vacina contra catapora é a que mais está faltando, levando de três a quatro meses para ser repassada.

A situação foi duramente criticada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago, que solicitou a audiência pública. De acordo com o parlamentar, onze estados relatam falta de algum imunizante, e 64,67% dos municípios reclamam de escassez de vacinas. “Vivemos uma situação dramática na questão das vacinações”. O deputado considerou contraditório o governo federal defender a vacinação e não entregar os imunizantes para os municípios. Ele teme que pessoas possam morrer sem a proteção.

COBERTURA VACINAL – Marcela Ferraz demonstrou que, apesar dos problemas pontuais, a cobertura vacinal no Estado subiu para todas as idades e em quase todos os imunobiológicos, entre 2021 e 2024. O período cobre o início da redução da cobertura, quando Minas começou a busca para ampliar as aplicações. Com relação ao incremento na vacinação, ela apresentou os seguintes dados: a cobertura da BCG passou de 78,6% para 96,8%; de hepatite B, de 77,4% para 95%; de meningo, de 76,3% para 86,6%; de febre amarela, de 74,6% para 86,8%.

Para Marcela Ferraz, a única queda registrada foi para varicela, que diminuiu de 79% para 69,4%. A representante da Secretaria de Saúde relatou ações promovidas pelo governo estadual, algumas em parceria com a União, para ampliar a vacinação em Minas. Um dos destaques foi a distribuição de 163 vacimóveis para vacinar pessoas com dificuldades de acessar as unidades de saúde.

O promotor Luciano Moreira de Oliveira, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), relatou que sabia da irregularidade na entrega da vacina contra catapora e se comprometeu a fazer contato com o Ministério Público Federal, para buscar a interlocução com o Ministério da Saúde e a solução da questão. “Conte conosco porque o Ministério Público estadual está engajado a favor da vacinação”.

Ele admitiu que a cobertura vacinal no Brasil começou a apresentar declínio a partir de 2015. O representante do MPE relatou fatores como o relaxamento em função do sucesso das imunizações no Brasil, exemplo para o mundo; a falta de organização das gestões dos programas de vacinação; aumento do movimento antivacina e a disseminação de notícias falsas (fake news) contra os imunizantes

– Audiência pública na Assembleia discutiu a falta de vacinas em Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Prefeitura promove oficina da natureza
Prefeitura promove oficina
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Deputado provoca quebra-quebra na Câmara
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
Filarmônica de Varginha em turnê histórica 
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar 
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros