O técnico Luiz Felipe Scolari deu pistas do time que imagina para o Atlético em 2024. No último sábado, o Galo disputou o primeiro e único jogo-treino antes da estreia do Mineiro. A equipe venceu o Ipatinga por 2 a 0, e o treinador sinalizou uma possível escalação. A comissão técnica utilizou a primeira parte da atividade para escalar um possível time titular. Um esboço já pensando na partida pelo Mineiro, diante do Patrocinense, nesta quarta-feira.
Em relação ao último jogo de 2023, contra o Bahia, Felipão promoveu apenas duas mudanças: Saravia e Lemos foram as novidades na equipe. Pavón formou um trio com Paulinho e Hulk no ataque. Otávio, Edenilson e Igor Gomes foram escalados no meio-campo. Em 2023, o treinador apostou em uma dupla de ataque (Hulk e Paulinho), mas com liberdade para eles se movimentarem. Os meias apareciam pelos lados, enquanto os laterais, muitas vezes, preenchiam o meio para ajudar na criação no momento ofensivo.
Time titular utilizado por Felipão no jogo-treino: Everson; Saravia, Lemos, Jemerson e Arana; Otávio, Edenilson e Igor Gomes; Pavón, Paulinho e Hulk. Com Scarpa aprimorando a forma física, o Galo ainda vai ganhar um meia criativo para jogar mais próximo dos atacantes. Na pré-temporada, Felipão tem tempo para colocar em prática sua forma de jogar. Porém, o time ideal ainda deve demorar algumas rodadas para ser escalado.
Nesta quarta-feira, o Galo estreia no Mineiro diante do Patrocinense, às 21h30, em Patrocínio, apontado novamente como favorito ao título. Com o maior investimento do futebol estadual, o alvinegro tenta repetir um feito alcançado pela última vez em 1982 por um clube de Minas: tornar-se pentacampeão. A última sequência de cinco troféus para o mesmo time no Mineiro foi conquistada pelo próprio Galo, entre 1978 e 1982. À ocasião, o Atlético ainda emendou um sexto caneco, em 1983.
Soberano em Minas nas últimas temporadas, o alvinegro tenta repetir o feito e chegar à 49ª taça estadual. Para isso, conta com um elenco recheado de estrelas. O clube manteve todos os titulares de 2023 e perdeu apenas dois reservas: o zagueiro Réver, que se aposentou, e o meia Hyoran, que não teve o contrato renovado. A comissão técnica também permanece, sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Será a primeira vez também que o Galo vai disputar o torneio estadual em seu novo estádio, a Arena MRV.
Para reforçar o time, o Atlético contratou o meia Gustavo Scarpa, eleito craque do Campeonato Brasileiro de 2022 e que pertencia ao Nottingham Forest, da Inglaterra, mas estava emprestado ao Olympiacos, da Grécia. O jogador chega como uma das principais contratações entre clubes brasileiros neste início de ano.
O Galo segue no mercado, em busca de atacantes, com a ideia de contar com uma opção para as pontas, já que o elenco carece de um jogador com esse perfil. Outra característica procurada nesse atleta é que seja jovem, com potencial de revenda. Neste início de temporada, a tendência é que Felipão mantenha a base do time que terminou o ano de 2023. A zaga tem a disputa mais acirrada, entre Jemerson, Igor Rabello, Mauricio Lemos e Bruno Fuchs; o meio-campo deve ter apenas a entrada de Gustavo Scarpa; e o ataque tem garantidas as presenças de Hulk e Paulinho.
Quando usar todos os titulares, o treinador deve escalar a equipe com Everson; Saravia (Mariano), Jemerson (Bruno Fuchs), Mauricio Lemos (Igor Rabello) e Guilherme Arana; Otávio, Battaglia, Zaracho e Gustavo Scarpa; Hulk e Paulinho.