[views count="1" print="0"]

ANA lança tema para celebração do Dia Mundial da Água

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) revelará o tema para o Dia Mundial da Água 2024 no Brasil, que é celebrado anualmente em 22 de março.

A Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) revelará o tema para o Dia Mundial da Água 2024 no Brasil, que é celebrado anualmente em 22 de março. O lançamento do tema marcará o início da Jornada da Água 2024, na próxima quarta-feira (31), às 16h, durante transmissão ao vivo pelo canal da Agência no YouTube. Na live também serão lançados o estudo da ANA sobre o impacto da mudança do clima nos recursos hídricos do Brasil e o hotsite temático da Jornada.

A Jornada da Água 2024 prevê uma série de atividades, campanhas e eventos durante todo o ano. O tema do Dia Mundial da Água que será apresentado na live será referência para as ações da Jornada, que foi concebida para sensibilizar a sociedade, os membros da Administração Pública, os atores dos setores de recursos hídricos e saneamento básico, entre outros entes estratégicos para o cuidado com as águas do Brasil.

A live da próxima quarta-feira (31) contará com a presença da diretora-presidente interina da Agência, Ana Carolina Argolo; dos diretores interinos Nazareno Araújo e Marcelo Medeiros; do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes; além de outras autoridades do setor.

Como parte da agenda permanente da ANA no tema, o estudo Impacto da Mudança do Clima nos Recursos Hídricos do Brasil apresenta uma análise sobre como os recursos hídricos são afetados por alterações no clima e como podemos nos adaptar às incertezas do futuro. A publicação aborda, de forma inédita, os impactos da mudança do clima na disponibilidade hídrica, no planejamento e na gestão do setor de recursos hídricos e de saneamento básico.

O estudo também aponta as regiões que tendem a passar por maior escassez hídrica, em virtude de uma tendência na diminuição da disponibilidade de água, e regiões em que há tendência de aumento da disponibilidade hídrica e da sua variabilidade, inclusive pela ocorrência de eventos de chuvas intensas. A publicação traz, ainda, possíveis cenários futuros com integração entre as diferentes bacias hidrográficas e unidades federativas, oferecendo resultados únicos e inéditos para os órgãos gestores estaduais, os comitês de bacias hidrográficas e para qualquer usuário de recursos hídricos.

Outro lançamento previsto para 31 de janeiro será o hotsite da Jornada da Água 2024, que apresentará o tema, disponibilizará publicações e materiais de comunicação para download e trará informações da ANA sobre a temática anunciada para este ano. Nesse espaço será divulgado o calendário de eventos associados ao tema da Jornada, que poderão ser submetidos por qualquer instituição via formulário on-line.

Para mais informações sobre o evento, envie e-mail para eventos@ana.gov.br.

Em 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas (ONU) criou o Dia Mundial da Água em solo brasileiro. A data foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, também conhecida como Eco-92, no Rio de Janeiro, como um esforço da comunidade internacional para colocar em pauta as questões essenciais que envolvem os recursos hídricos no planeta.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Programa de aquisição de alimentos ganha destaque em avaliação de políticas públicas
Programa de aquisição de alimentos ganha destaque em avaliação de políticas públicas
Irrigação impulsiona a produtividade nas lavouras
Irrigação impulsiona a produtividade nas lavouras
Incêndios prejudicam 28 mil clientes na região
Incêndios prejudicam 28 mil clientes na região
Sustentabilidade eleva a qualidade do mel e preserva o meio Ambiente
Sustentabilidade eleva a qualidade do mel e preserva o meio Ambiente
PAT Espinhaço Mineiro lança guia para facilitar participação da população
PAT Espinhaço Mineiro lança guia para facilitar participação da população
Clima favorece safra mineira
Clima favorece safra mineira 
Nova deliberação simplifica o planto de florestas
Nova deliberação simplifica o planto de florestas
Parque e Área de Proteção Cochá e Gibão ganham bases dos bombeiros
Parque e Área de Proteção Cochá e Gibão ganham bases dos bombeiros
Clima ameno retarda maturação do tomate, mas oferta se mantém alta
Estudo da UFLA indica redução das chuvas em regiões cafeeiras de Minas
Cerca de 50 pessoas foram presas neste ano em Minas
Ácaros continuam sendo um desafio para os citricultores
Sisema discute áreas prioritárias
Lista preliminar aponta a ocorrência de 161 Espécies Exóticas Invasoras de fauna e flora
Aliados essenciais na proteção das florestas
Engenheiro agrônomo destaca ações essenciais para a saúde das plantas
UFVJM abre inscrições para 382 vagas
Transporte ferroviário de cargas domésticas precisa de melhorias
Clima desfavorável impulsiona alta nos preços do milho em setembro
Interesse Público mostra atuação do MPF
Copasa investe na eficiência do sistema de esgotamento sanitário de Janaúba