Com a previsão de investir US$ 2,1 bilhões na extração de minério de ferro no Norte de Minas, o projeto Bloco 8 da SAM Metais pode contar com o apoio do Governo Federal para apressar sua implantação. Ele é apontado como fundamental para reforçar a economia regional, com a geração de mais de 6 mil empregos diretos e indiretos. O projeto conta com o apoio da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), que reconhece sua relevância para o desenvolvimento socioeconômico desta parte do Estado. A entidade também busca apoio da União à retomada das obras da Barragem de Berizal, no Alto do Rio Pardo, essencial para o combate à crise hídrica, um dos maiores problemas da região.
A Amams recorreu ao vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alkmin, do PSD, em busca de apoio para agilizar a resolução de entraves burocráticos e apressar a implantação do projeto minerário, nos municípios de Grão Mogol, Padre Carvalho e Fruta de Leite.
O presidente da entidade e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, que está em Brasília participando do IV Encontro Nacional de Municípios, realizado pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), juntamente com o vice- -presidente da entidade e prefeito de Buenópolis, Célio Santana, e o secretário executivo Ronaldo Soares, estiveram reunidos com Geraldo Alkmin durante o evento e pediram apoio para a implantação do projeto da SAM Metais e para o reinício das obras de Berizal, paralisadas há anos. Alkmin lembrou de sua ligação com o Norte de Minas, frisando que seus familiares têm residência em Montes Claros e fazenda em São João da Ponte. A Amams o convidou para reunião com os prefeitos da região, em Montes Claros, em data a definir, de acordo com sua agenda.
O presidente da Amams mostrou ao vice-presidente da República a relevância de Berizal, que além de perenizar o Rio Pardo, asseguraria o abastecimento aos moradores de 12 municípios da microrregião do Alto Rio Pardo e ainda irrigaria expressiva área de café e criaria um polo de turismo náutico. Lembrou que a obra está com 40% dos serviços executados com a galeria fluvial pronta executada pelo Departamento Nacional de Obras Conta as Secas (Dnocs). Desde 2 de julho de 2002 a obra foi embargada pelo Conselho de Política Ambiental de Minas Gerais (COPAM). A barragem foi inserida no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em 2012, mas os serviços não foram reiniciados.
O dirigente municipalista disse ainda a Geraldo Alkmin que a SAM Metais fará investimento dos mais expressivos no Norte de Minas, na implantação de projeto minerário de grupo chinês, com previsão de gerar de imediato 6.200 empregos. Como Alkmin também é titular do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, a Amams mostrou que esse projeto aqueceria a economia do Norte de Minas e se destaca pelo seu foco de sustentabilidade ambiental, pois a barragem de Vacaria daria suporte à agricultura familiar.
PROJETO MINERÁRIO – O projeto do Bloco 8 visa a extração de minério de ferro de baixo teor (média de 20%) transformando a concentração em um teor de 66,5 com produção anual de 27,5 milhões de toneladas. A SAM Metais articula para superar os entraves ambientais para iniciar a implantação do projeto. Para tano, conta com o apoio do governo do Estado, já que o governador Romeu Zema, do Novo e o vice Professor Matheus Simões, do Novo, defendem o empreendimento minerário.