O presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, acompanhado da esposa Cirlândia Rodrigues de Sá, participou nessa terça-feira, em Belo Horizonte, de reunião do governador Romeu Zema, do Novo, com prefeitos de várias regiões de Minas Gerais para discutir a renegociação da dívida do Estado junto à União. O governador tenta negociar com o Governo Federal. O encontro foi promovido pela Associação Mineira dos Municípios (AMM), em um almoço no Palácio da Liberdade.
Em sua fala, o presidente da Amams, pediu mais detalhes da renegociação e afirmou que os servidores públicos não devem ser prejudicados ao ressaltar a importância de o estado equilibrar suas contas para respaldar positivamente nos municípios. “Está em jogo a saúde financeira do estado e para a aprovação do Regime de Recuperação Fiscal (RRF) sugiro ampla discussão e que os prefeitos busquem o apoio dos deputados estaduais para a aprovação da pauta antes do fim das atividades legislativas desse ano”, disse o líder municipalista.
Diante da seca prolongada que assola o Norte de Minas, José Nilson Bispo aproveitou o encontro para pedir ao governador que socorra os flagelados pela seca com o envio de cestas básicas e caminhões-pipas para atender a população atingida. “A situação da seca está crítica, sendo necessário garantir alimentos e água para as famílias em vulnerabilidade social.
Além disso, na pecuária, a produção de leite caiu demais, inviabilizando esta que é uma das fontes de receitas do homem do campo, como também a produção de grãos, legumes e verduras que está crítica”. Além do presidente da Amams e do governador Romeu Zema, participaram do encontro os secretários de Estado Luisa Barreto (Planejamento e Gestão), Gustavo Valadares (Governo), Gustavo Barbosa (Fazenda) e Fernando Passalio (Desenvolvimento Econômico).