A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) recebe nesta sexta-feira (22) uma “força-tarefa” do governo federal para socorrer as vítimas da seca do Norte de Minas e vales do Jequitinhonha e Mucuri. O evento será às 15 horas no auditório da Amams com a participação dos Ministérios de Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Agrário, Desenvolvimento Social.
O presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, prefeito de Padre Carvalho, destaca a importância do evento, pois apesar das chuvas já estrem ocorrendo, os impactos continuam. O presidente da Amams agradece a atuação da bancada mineira no Congresso Nacional, com ênfase ao senador Rodrigo Pacheco e aos deputados Paulo Guedes, Zé Silva e Marcelo Freitas, que acataram o acionamento da entidade e articularam junto ao governo federal para socorrer a região. “Fiquei impressionado com a reação do governo federal, acionado pelos parlamentares. Agora a Amams vai preparar os municípios para se adequarem a receberem a ajuda, com cestas básicas e caminhões pipas em caráter emergencial. O socorro às vítimas tem de ocorrer agora, pois são muitas famílias que passam fome”, garante o líder municipalista.
A seca deste ano foi a maior dos últimos anos, com a estiagem prosseguindo até o dia 20 de dezembro. José Nilson Bispo lembra a atuação da imprensa, que deu ênfase ao problema da seca, despertando a atenção das autoridades e ainda apontando a omissão em socorro às vítimas. “A Amams reforçou esta situação que sensibilizou o governo. Agora é esperar a ajuda de imediato”, conclui.