[views count="1" print="0"]

Amams aponta relevância do leilão que viabilizou projeto

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) apontou a importância do leilão de concessão do Projeto Hidroagrícola Jequitaí, realizado sexta-feira passada, na Bolsa de Valores de São Paulo

A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) apontou a importância do leilão de concessão do Projeto Hidroagrícola Jequitaí, realizado sexta-feira passada, na Bolsa de Valores de São Paulo. O presidente da entidade, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, prefeito de Padre Carvalho, destaca que a conquista tem participação efetiva da Amams.

“Temos que comemorar mais esta conquista, pois trata-se de mais uma demanda da Amams reivindicada junto ao Governo Federal por meio de ofícios protocolados, que agora vai ser tornar realidade com a realização do leilão. É uma conquista de todo Norte de Minas. Ao longo destes anos, a Amams sempre lutou pela obra, com ênfase nos últimos 3 anos, pois a nossa atual diretoria priorizou como uma das principais pautas de reivindicação. Além disso, estive pessoalmente com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes e cobrei dele esta importante obra para o Norte de Minas”, enfatizou Nilsinho.

O leilão foi vencido pelo Consórcio Jequitaí, com oferta de R$ 35 milhões pela outorga do empreendimento. A concessão terá prazo de 35 anos e tem os mesmos moldes adotados pela Codevasf para o Projeto de Irrigação Baixo de Irecê (BA), o primeiro empreendimento de irrigação a ser leiloado no país. O projeto consiste na implantação de duas barragens de usos múltiplos no Rio Jequitaí, na região dos municípios de Francisco Dumont, Claro dos Poções e Jequitaí. O empreendimento deverá receber investimentos de R$ 1,5 bilhão durante o período de concessão.

O Projeto Jequitaí promoverá segurança hídrica para até 19 municípios norte-mineiros, com a criação de 100 mil empregos diretos e indiretos. Cerca de 650 mil pessoas serão beneficiadas, por meio de parcerias, com o objetivo de levar desenvolvimento sustentável ao interior do país. “O projeto Jequitaí consolidará o Norte de Minas como um dos maiores produtores de frutas do Brasil, já que temos os projetos irrigados de Gorutuba, Jaíba e Pirapora. Agora com Jequitaí, serão mais 35 mil hectares irrigados e para atender o mercado consumidor do centro-oeste brasileiro, pela BR 365 e ainda para o Nordeste brasileiro, pela hidrovia do Rio São Francisco” disse o presidente da Amams.

A concessão do Projeto Jequitaí foi concebida pela Codevasf, em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) e com a Secretaria Especial para o Programa de Parcerias de Investimentos (SEPPI) da Casa Civil. O objetivo do leilão foi a seleção da proposta de maior oferta para a Concessão de Direito Real de Uso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Prefeitura promove oficina da natureza
Prefeitura promove oficina
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Prefeitos se reuniram para instalação de consórcio
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
ALMG adia projetos do orçamento e do PPAG
Operação Natalina reforça segurança em todo o comércio de MOC
CDL e PM lançam Operação Natalina no hipercentro
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Municípios do NM se “sacrificam”para socorrer vítimas das seca
Deputado provoca quebra-quebra na Câmara
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
Filarmônica de Varginha em turnê histórica 
Curso de Cinema da Unimontes celebra produções de alunos
Trem Ouro Preto/Mariana pode voltar 
Governo Federal reconhece situação de emergência pela seca
IFNMG homenageado pela Câmara de Montes Claros