[views count="1" print="0"]

Ações de conscientização marcam Dia do Técnico em Segurança do Trabalho

O Serviço Especializado em SESMT do Hospital Dílson Godinho realizou ações sobre a importância da segurança e saúde dos trabalhadores

Nos dias 27 e 28 de novembro, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho e Meio Ambiente (SESMT) do Hospital Dílson Godinho (HDG) realizou ações sobre a importância da segurança e saúde dos trabalhadores.

Nos dois dias, a recepção da Copa do HDG recebeu colaboradores para participar das comemorações pelo Dia do Técnico de Segurança do Trabalho.

Os dois dias de eventos tiveram como objetivo compartilhar as orientações sobre a importância da Segurança do Trabalho e promover o conhecimento dos colaboradores sobre a saúde e segurança no ambiente laboral. Tudo isso de forma harmônica, interativa e clara.

O principal objetivo da Segurança do Trabalho dentro de uma empresa é proporcionar uma melhor qualidade de vida aos empregados, prevenindo acidentes e criando condições seguras para o exercício das atividades profissionais. As ações adotadas visam evitar danos à saúde e garantir que os colaboradores possam exercer suas funções sem riscos.

“Momentos assim conscientizam e auxiliam na preservação da saúde dos trabalhadores, mas também garantem que eles possam realizar suas funções de maneira eficiente e sem limitações”, pondera o diretor-presidente do HDG, Helder Leone Alves de Carvalho.

Silene Oliveira Cruz, técnica em Segurança do Trabalho, fala com carinho e orgulho sobre a profissão em mais de 10 anos dedicados ao SESMT dentro do HDG.

“É imprescindível atribuir a responsabilidade a cada indivíduo dentro da organização e reforçar que a segurança é responsabilidade de todos nós, pois ela depende da soma de esforços individuais. Treinamentos bem estruturados com orientações adequadas são, na minha opinião, a melhor solução para a prevenção de acidentes. Não podemos esquecer das avaliações ‘in loco’, que são essenciais para acompanhar a execução das tarefas e observar os aspectos de cada colaborador e função. Após a avaliação, é necessário gerar relatórios com os itens de não conformidade, especialmente aqueles que representam riscos à saúde e à integridade física dos colaboradores. Esses relatórios devem ser compartilhados com os coordenadores, solicitando reparos ou adequações necessárias”, explica.

PROFISSÃO E RECONHECIMENTO
A profissão e a especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho foram instituídas pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Desde então, essa data tem sido uma oportunidade para celebrar o trabalho desses profissionais essenciais em qualquer empresa.

Planejar e executar a política de saúde e segurança no trabalho é essencial para a efetividade do processo. Isso inclui a análise da situação atual da empresa, a comparação com a legislação vigente, a avaliação das condições ambientais de trabalho e a implementação de medidas para garantir a conformidade com as normas de segurança. Após a análise, é fundamental executar ações corretivas e manter a orientação contínua para a melhoria das condições de trabalho.

“Este dia é um reconhecimento aos esforços daqueles que se dedicam a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores, prevenindo acidentes e promovendo ambientes laborais seguros e saudáveis. O técnico de segurança do trabalho é o profissional responsável por implementar medidas preventivas que visam melhorar a qualidade de vida no ambiente de trabalho e proteger a integridade física dos colaboradores. Seu papel é fundamental para evitar acidentes, lesões, dores e limitações durante o desempenho das funções dos trabalhadores”, explica Samuel Barbosa, engenheiro ambiental e coordenador do SESMT.

CULTURA E SEGURANÇA NO HDG
O Hospital Dílson Godinho visa o impacto positivo na sua sustentabilidade, pois práticas de segurança no trabalho não apenas protegem os funcionários, mas também promovem o uso eficiente de recursos e a minimização de desperdícios. Uma cultura de segurança contribui para a longevidade da empresa, pois evita danos ao patrimônio, como danos materiais, além de manter uma força de trabalho saudável e motivada.

A Segurança e Saúde no Trabalho (SST) são pilares fundamentais para qualquer organização, independentemente do setor. A implementação de um sistema eficaz não só garante o bem-estar dos colaboradores, mas também fortalece a reputação da empresa, promove maior produtividade e cumpre com as obrigações legais.

Além disso, a SST é uma maneira de demonstrar o compromisso da empresa com a responsabilidade social, criando um ambiente de trabalho mais seguro, saudável e eficiente para todos.

O Serviço Especializado em SESMT do Hospital Dílson Godinho realizou ações sobre a importância da segurança e saúde dos trabalhadores

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

O ATLÉTICO de Batagglia mira agora uma vaga na Copa Sul-Americana
Atlético tem 87,7% de chance de Sul-Americana
Comarca de Várzea da Palma realizará instalação da correição ordinária geral
Mercado de bezerros tem valorização acumulada de 12,25% neste mês, enquanto o boi gordo segue com estabilidade, apesar de leve recuo
Preços do boi gordo registram leve queda, enquanto bezerros mantêm tendência de alta
ALGUNS participantes da capacitação em Montes Claros
Idene promove capacitação de vendas pela internet na cidade
PARÓQUIA da Sagrada Família abre a sua tradicional festa hoje
Festa da Sagrada Família terá início nesta terça no Jaraguá
SINDICATO Rural de Montes Claros promove Dia de Campo do Projeto Forrageiras na próxima segunda-feira
Sindicato realiza Dia de Campo sobre Forrageiras
EM CASA, o argentino Fasuto Vera projeta ser campeão pelo Atlético sobre o Botafogo
Atlético busca bicampeonato da Glória Eterna
O Serviço Especializado em SESMT do Hospital Dílson Godinho realizou ações sobre a importância da segurança e saúde dos trabalhadores
Ações de conscientização marcam Dia do Técnico em Segurança do Trabalho
Unimontes abre processo seletivo para contratação de professores
Implantação da plataforma de gestão eletrônica chega a todas as Promotorias
Dólar dispara e bate R$ 6 pela 1ª vez com pacote do governo
MPF defende beneficiários do INSS
Monitoramento da Qualidade das águas é apresentado em MG
MPF defende beneficiários do INSS
Governo libera recursos para o Bolsa Reciclagem
Consumidor pode ser ressarcido pela Cemig
Câmara de JF amplia acervo histórico 
Importação de leite em pó e muçarela: agro comemora suspensão da isenção de ICMS 
Sistema Faemg Senar lança 2ª edição do Prêmio de Jornalismo 
Parque do Rio Doce recebe jacutingas 
Atlético tem 87,7% de chance de Sul-Americana