A Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) está participando do “Programa Avança na Representatividade das Associações Comerciais”, criado pela Federaminas para fortalecer as associações comerciais de Minas Gerais. São 50 entidades participantes da iniciativa de melhoria da representatividade das Associações Comerciais e Empresariais (ACEs). Após visita técnica realizada em outubro, a ACI está recebendo consultoria mensal remota, onde conta com o suporte de um consultor especializado para orientar sobre a implementação de seu planejamento estratégico.
A Federaminas já classificou a ACI com o Selo Ouro no projeto Empreender, na categoria Melhoria da Representatividade, devido à excepcional pontuação alcançada nesta primeira etapa, resultado das ações estratégicas implementadas e do diagnóstico realizado. Ainda restam algumas etapas do diagnóstico e da consultoria a serem finalizadas com a ACI.
Haverá um ranking nacional das ACEs que receberão o selo de qualidade em nível nacional. A entidade pode aumentar ainda mais os pontos conquistados, melhorando os processos internos e a qualificação no ranking nacional das ACEs, cuja premiação ocorrerá no início do próximo ano pela CACB em Brasília.
Durante o período de consultoria, programado para três encontros até dezembro, a ACI esclarece dúvidas e desenvolve suas estratégias com a orientação contínua do consultor Manoel Ignácio, da Federaminas. Cada sessão permite um acompanhamento detalhado do progresso e das necessidades da entidade. “Esse trabalho visa assegurar que as associações possam continuar avançando em seus planejamentos e na execução das ações necessárias para o fortalecimento do associativismo”, explica.
“Este reconhecimento é um passo importante para elevar a representatividade das associações comerciais em todo o Estado de Minas Gerais”, destaca Valmir Rodrigues, presidente da Federaminas. “Com essas ações, reafirmamos nosso papel fundamental no fortalecimento das associações, contribuindo para um ambiente de negócios mais robusto e integrado, que beneficia não apenas as entidades, mas todo o ecossistema empresarial mineiro”.
A ACI, por sua vez, se fortalece com a revisão de sua operação, com a qualificação das ações, o detalhamento das funções da equipe e, especialmente, com a efetivação de sua missão na defesa da classe empresarial. Com o apoio da Federaminas, selando seu compromisso com a excelência e a inovação, fundamentais para o desenvolvimento econômico e social de Montes Claros e região.