Atualmente, os citricultores brasileiros têm recebido preços relativamente satisfatórios pelo seu produto, mas enfrentam uma série de desafios que afetam o setor. Entre esses desafios, os ácaros se destacam como uma das principais preocupações. Especialmente até setembro, com as mudanças climáticas típicas desse período, a produção de citros pode ser significativamente prejudicada por esses pequenos artrópodes, que se alimentam das plantas e podem transmitir diversas doenças aos pomares.
José Rodolfo Melloni, engenheiro agrônomo e especialista em desenvolvimento de mercado de uma multinacional destaca a gravidade do problema: “Anualmente, os ácaros causam grandes prejuízos ao setor. É crucial que o produtor identifique esses invasores rapidamente para escolher o manejo adequado e evitar queda na produtividade e na qualidade das frutas e dos pomares.”
Para enfrentar esses desafios, é oferecido m portfólio diversificado de soluções tecnológicas, incluindo fungicidas e inseticidas especialmente desenvolvidos para citros. Melloni menciona duas ferramentas eficazes no controle dos ácaros: o acaricida e um inseticida “Ele é eficaz na eliminação dos ovos dos ácaros, enquanto controla todas as fases do inseto, incluindo ovo, ninfa, pró-ninfa e adulto,” explica.
Adicionalmente, a empresa disponibiliza fungicidas para o controle de pinta preta e verrugose, e o outro para mancha preta, e o que oferece rápida eficácia e forte efeito curativo e erradicante contra verrugose e podridão floral.
A empresa também oferece um regulador de crescimento de insetos que age como um análogo ao hormônio juvenil. “Atua principalmente sobre os ovos e ninfas, provocando distúrbios hormonais que impedem que esses insetos jovens se tornem adultos,” detalha Melloni. As fêmeas expostas ao produto produzem ovos inviáveis, reduzindo o número de novas posturas.
Outro produto disponível é um inseticida de contato e ingestão que melhora o rendimento da colheita e a eficiência no controle de pragas.
PLANTAS DANINHAS
As plantas daninhas também representam um problema significativo na citricultura, competindo com os citros por água, luz e nutrientes. Para combater esse problema lançou um pós-emergente seletivo de ação não sistêmica.
Ele se empenha em manter uma estreita relação com os produtores rurais, oferecendo um portfólio amplo para enfrentar as adversidades do setor. “Nossa missão é ajudar o agricultor a produzir mais e melhor, contribuindo para o fornecimento de alimentos para o mundo. Trabalhamos constantemente para levar informações técnicas e produtos diferenciados,” conclui. Estabilidade, com Oferta Restrita.