O acadêmico Lucas Marcelino Rodrigues, do curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), é um dos vencedores do Prêmio Minas de Economia (PME 2023). O concurso é promovido pelo Conselho Regional de Economia de Minas Gerais (Corecon – MG), em parceria com o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
A entrega da premiação acontecerá no próximo dia 12, na sede do BDMG, em Belo Horizonte. O PME destaca e reconhece os melhores trabalhos de conclusão dos cursos de graduação em Ciências Econômicas, Relações Econômicas Internacionais e demais cursos. Na edição 2023, o concurso recebeu 31 trabalhos inscritos.
As monografias foram produzidas por acadêmicos de Economia de diversas instituições, entre as quais as universidades federais de Minas Gerais (UFMG), Viçosa (UFV), Ouro Preto (UFOP), Juiz de Fora (UFJF), São João Del Rei (UFSJ), Uberlândia (UFU) e a Universidade Estadual de Montes Claros.
Os trabalhos abordaram temas como os impactos econômicos do saneamento básico, seu marco regulatório e o deslocamento de Mídia, além de questões relacionadas ao mercado de trabalho, os efeitos da concessão de crédito rural, de custeio e investimentos e a dinâmica espacial das atividades de inovação no Brasil.
Lucas Marcelino Rodrigues, que concluiu o curso de Ciências Econômicas da Unimontes no final do primeiro semestre deste ano, foi vencedor com menção honrosa. Ele elaborou a monografia “Uma Análise Regional Sobre o Mercado de Trabalho no Setor Agropecuário das Mesorregiões de Minas Gerais: Ênfase nos Efeitos da Concessão de Crédito Rural de Custeio e Investimento”.
“Minha monografia buscou entender como a concessão de crédito rural pode favorecer a geração de empregos no setor agropecuário nas cidades mineiras. Para isso, correlacionei dados de volume de crédito concedido com a dinâmica do mercado de trabalho deste setor para os anos de 2013, 2016 e 2019”, afirma Lucas Rodrigues. O trabalho dele teve como orientadora a professora Luciana Maria Costa Cordeiro.
Coordenador do Curso, o professor Emerson Costa dos Santos ressalta a importância da conquista do acadêmico para a graduação e para a Universidade.
“Os acadêmicos do curso de Ciências da Unimontes sempre enviam trabalhos para concorrer ao Prêmio Minas de Economia, promovido pelo Corecon -MG. O prêmio valoriza o trabalho e a dedicação dos nossos alunos e professores, além de estimular a participação de todo nosso corpo docente e discente em concorrer em concursos com as suas pesquisas realizadas”, afirma o coordenador.
O curso de graduação em Ciências Econômicas é vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Unimontes. Atualmente, o curso conta com 250 alunos matriculados.