A Secretaria Municipal de Educação de Montes Claros e a Polícia Militar, por meio da 11ª RPM, prepararam uma grande festa de formatura para os alunos das escolas municipais que participaram do Programa Educacional de Resistência às drogas – PROERD 2023. A festa também marcou as comemorações dos 20 anos da realização do programa em Montes Claros.
A solenidade, realizada na manhã dessa quinta-feira (7), no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, reuniu 1156 alunos formandos, acompanhados dos diretores e professores de suas respectivas escolas, e também contou com a participação do vice-prefeito Guilherme Guimarães, do comandante do 10º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves, da secretária municipal de Educação, professora Rejane Veloso, dos militares instrutores do Proerd, sargentos Lopes, Maciel, Queiroz e Junior, e demais militares da 11ª Região de Polícia Militar, além dos servidores públicos municipais e autoridades convidadas. A solenidade também contou com a participação da Banda de Música da 11ª RPM.
Ao abrir oficialmente a solenidade, o tenente-coronel Luciano Magalhães Chaves destacou que a interação entre família, escola e Polícia Militar é fundamental para a prevenção ao uso de drogas. “Montes Claros é uma das cidades de Minas Gerais com até 400 mil habitantes com os menores índices de criminalidade. E combate à criminalidade não é só segurança pública. É educação, saúde, lazer, trabalho, e tudo tem funcionado com excelência no município. Isso facilita o trabalho da Polícia Militar e melhora a qualidade de vida da população. Ao comemorarmos 20 anos do PROERD em Montes Claros, acreditamos que a parceria da Polícia Militar com a rede de Educação tem contribuído para a promoção dessa segurança”, destacou o comandante.
O PROERD é realizado nas escolas municipais e as lições aplicadas por policiais militares voluntários nas salas de aula das próprias escolas, junto com os professores, mostram que é possível fazer escolhas responsáveis para uma vida saudável e longe das drogas. “A educação é a base de tudo, e essa harmonia entre a Polícia Militar e a Prefeitura de Montes Claros contribui para que a cidade seja cada vez mais educada, o que reflete diretamente na redução da criminalidade. E é por isso que é importante investir na educação, na construção de prédios escolares bem planejados, para que a educação continue levando cidadania e dignidade às comunidades”, ressaltou o vice-prefeito Guilherme Guimarães.
O PROERD teve sua origem nos Estados Unidos no ano de 1983 e atualmente é desenvolvido em mais de 58 países. No Norte de Minas, mais de 300 mil pessoas já passaram pelo programa, sendo mais de 150 mil somente em Montes Claros. Neste ano, o programa integra cerca de quatro mil alunos de 24 escolas, sendo 22 da rede pública municipal e estadual e duas da rede privada (Colégio Impar e Marista São José) de Montes Claros. Participam das aulas estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, além de turmas especiais do 1º, 2º e 7º ano. O curso tem duração de seis meses e a cada semestre são formadas novas turmas.
“Ao participar do PROERD, cada estudante deve assumir o compromisso de colocar em prática todo o aprendizado trabalhado em sala de aula. Este compromisso é fundamental e deve ser aplicado em toda sua vida, buscando se tornar um adulto saudável”, observa a secretária Rejane Veloso.
PREMIAÇÃO – Durante a solenidade de formatura, foram premiados os alunos que participaram do concurso de redação que é parte das atividades do curso, quando tiveram a oportunidade de expressar o seu aprendizado. Eles receberam certificado e um mascote do PROERD. Todos os alunos participantes do curso também receberam certificado.
Os diretores das escolas participantes também foram homenageados e receberam um certificado de reconhecimento e agradecimento pela sua participação, representando os professores e demais servidores de suas respectivas escolas que deram suporte fundamental para a realização das atividades.