A Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) e a Coordenadoria Estadual e a escola de Defesa Civil de Minas Gerais, além da 11ª Regional de Defesa Civil do Norte de Minas realizarão nos dia 12 de dezembro, a capacitação das 86 coordenadorias municipais de Defesa Civil do Norte de Minas, em evento a ser realizado no auditório da Amams. No dia 11 o mesmo evento será em Brasília de Minas, no dia 12 em Janaúba e no dia 13 em Salinas, quando serão dadas orientações sobre o reconhecimento de situação de emergência ou calamidade pública e outras anormalidades, além de orientar como captar recursos federais para os casos onde ocorreram danos.
O evento ocorre depois do Norte de Minas viver mais de 10 meses de estiagem, que foi o período mais longo dos últimos anos, mas esta semana começou o período chuvoso. O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, afirma que, mesmo com as chuvas, o Norte de Minas vive os impactos da seca verde, com o homem do campo sofrendo as consequências, pois na pecuária foram obrigados a desfazer do rebanho, por falta de pastos e com isto deixou de vender o leite, que era uma das principais opções de sobrevivência econômica na região. Aliado a isto, as medidas adotadas pelo governo para renegociação das dívidas contemplam apenas os financiamentos feitos até 2011 e exclui boa parte dos produtores rurais. Ele chama a atenção também para o fato da existência de centenas de famílias em situação e vulnerabilidade social, passando fome e precisando de cestas básicas para sobreviverem.
Na reunião do dia 12 na sede da Amams, em Montes Claros, o coronel Cesar Passos, comandante Regional da Policia Militar e Coordenadoria regional de Defesa Civil mostrará as mudanças realizadas na Redec-Norte de Minas, com a posse do subtenente Clenildo Freitas Menezes como ponto focal do órgão. Desde o dia 25 de novembro a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu situação de emergência por causa da seca em 94 municípios, sendo 70 do Norte de Minas, que assim se habilitam a receber recursos federais, desde que preencham os formulários com os danos.