[views count="1" print="0"]

Projeto do passe livre estudantil avança na Câmara

Tramita na Câmara Municipal com a previsão de votação em regime de urgência, neste mês, projeto do Executivo que visa a criação do passe livre para estudantes da rede pública e privada, no transporte coletivo urbano de Montes Claros e que hoje são beneficiados com o meio-passe.

Tramita na Câmara Municipal com a previsão de votação em regime de urgência, neste mês, projeto do Executivo que visa a criação do passe livre para estudantes da rede pública e privada, no transporte coletivo urbano de Montes Claros e que hoje são beneficiados com o meio-passe. A medida foi tomada pelo prefeito Humberto Souto, do Cidadania, semana passada ao anunciar pacote de investimentos de R$ 40 milhões, que visam também melhorar a prestação de serviços do setor, com a inclusão de mais doze ônibus novos na frota das duas empresas que exploram o transporte coletivo na cidade há mais de 30 anos e cujo contrato foi prorrogado por igual período.

Caso seja aprovado pelo Legislativo como se prevê, o projeto beneficiará centenas de estudantes em Montes Claros, que ao longo dos anos pagam a metade da tarifa e passarão a ter a gratuidade total. Ao justificar a iniciativa, o prefeito afirma que se trata de alternativa para evitar a evasão escolar e permitir que os jovens deem sequência nos estudos, que será importante para o futuro profissional deles, com repercussão no desenvolvimento socioeconômico do município. A proposta é defendida pela bancada de sustentação do governo municipal, maioria no Legislativo. A expectativa, no entanto, é de que seja aprovado por unanimidade, já que todos os legisladores reconhecem sua relevância social.

Depois de dar entrada na Câmara, o projeto foi distribuído às comissões para os pareceres. Na tarde dessa quarta-feira, a Comissão de Educação reuniu-se para discutir sobre o projeto e emitiu parecer favorável pela sua tramitação, e justifica a integralidade da gratuidade do transporte coletivo como um grande avanço para a classe estudantil e para a diminuição da evasão escolar. A proposição deve ser colocada na pauta, pela Mesa Diretora, para votação em plenário, a qualquer momento, com pedido de regime de urgência.

Presidente da Comissão de Educação da Câmara, o vereador Daniel Dias, do PCdoB, afirmou que a conquista do passe livre estudantil é uma luta antiga do Legislativo e agora a Comissão cobra do Executivo para que o projeto não seja um programa com prazo de validade e que possa tornar um serviço permanente aos estudantes. “O projeto é previsto até o dia 31 de dezembro de 2024 e queremos que ela seja permanente, a comissão cobrará para que este direito seja garantido aos estudantes”, disse o legislador.

OUTRO – Na oportunidade, a Comissão de Educação recebeu para a reunião assistentes sociais quando discutiu sobre parte do Projeto de Lei Complementar n° 20, que dispõe sobre a alteração, ampliação, extinção e declaração de vacância de cargos de provimento efetivo. A Comissão escutou a demanda dos profissionais, que cobram fazer parte do quadro técnico da Educação, o que dispõe a Lei nº 13.935, criando também o cargo de assistente social educacional.

Projeto do passe livre estudantil avança na Câmara
Presidente da Amams, José Nilson Bispo de Sá faz apelo à derrubada de veto ao projeto da desoneração

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Carlos Pimenta reforça Bancada Norte mineira Posse amplia articulação estratégica na Assembleia Legislativa
Carlos Pimenta reforça bancada Norte mineira
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Armazéns da Casemg serão implodidos 
Black Friday 2025 impulsiona comércio e melhora resultados em Minas Gerais 
Mucuri reforça representação na Assembleia 
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
Três pessoas morrem em acidente na BR-251