O Brasil conta com mais de 34 GW de capacidade instalada de energia solar. Desse total, quase 24 GW correspondem a sistemas de pequeno porte instalados em residências e comércios, no segmento de geração distribuída. A potência operacional restante, pouco mais de 10,5 GW, se refere a grandes usinas fotovoltaicas de geração centralizada. Esses empreendimentos estão conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e fornecem eletricidade para os mercados regulado e livre de energia do país.
A maior parte das usinas solares de geração centralizada estão instaladas na região Nordeste e no Norte de Minas Gerais e integram grandes complexos. Uma delas é o Complexo Solar Janaúba. Conheça os principais empreendimentos do país.
CLUSTER DA SERRA BRANCA – Desenvolvido pela Voltalia no Rio Grande do Norte, o Cluster de Serra Branca agrupa usinas de energia solar e eólica que, em conjunto, totalizam 2,4 GW de capacidade instalada. Integram o complexo as usinas Serra do Mel I e II, as duas maiores unidades de geração fotovoltaica do Brasil.
SOL DO SERTÃO – O projeto Sol do Sertão, construído pela Essentia Energia na Bahia, totaliza 474 MW de capacidade instalada. Com oito usinas, o projeto conta com mais de um milhão de módulos bifaciais, 9 mil rastreadores e 122 inversores e ocupa uma área de mais de 1 mil hectares.
COMPLEXO SOLAR LUZIA – Construído pela Neoenergia na Paraíba, o Complexo Solar Luzia tem capacidade instalada de 149,3 MW. Inaugurado em março de 2023, o projeto possui sinergia operacional com empreendimentos eólicos e de transmissão que a empresa tem na região.
COMPLEXO SOLAR SERRA DO MATO – O Complexo Solar Serra do Mato está localizado no Ceará e totaliza 124 MW de capacidade instalada. Desenvolvido pela Qair Brasil, o projeto teve construção iniciada em 2022 e conta com mais de 220 mil painéis solares.
COMPLEXO SOLAR JANAÚBA – Localizado no norte de Minas Gerais, o Complexo Solar de Janaúba é um dos maiores parques solares da América Latina, com 1,2 GW de capacidade instalada. O projeto da Elera Renováveis conta com 20 usinas fotovoltaicas e 2,2 milhões de painéis solares, ocupando uma área de mais de 3 mil hectares