Um vereador de Verdelândia, no Norte de Minas, foi preso nessa segunda-feira (9) acusado de receptar cargas de bananas roubadas em uma fazenda de Jaíba. O gerente da propriedade rural, de 45 anos, onde foram furtados os produtos, também foi preso suspeito de facilitar a entrada e ajudar no furto.
A operação “Donkey Kong”, desencadeada pela Polícia Civil, teve como objetivo combater os crimes contra o patrimônio. A investigação teve início após o dono da fazenda comparecer à delegacia para relatar que há algum tempo suspeitava que parte da plantação de bananas estava sendo furtada. A vítima disse que nessa segunda, ao monitorar a área, identificou uma movimentação estranha, pois não tinham cargas programadas no dia. Para verificar o que poderia estar acontecendo, ele pediu a um amigo que fizesse registros do local usando um drone. As imagens flagraram um caminhão sendo carregado com bananas na propriedade.
Em nota divulgada pela PC, o delegado Maxwell Gomes de Freitas contou que policiais civis de Jaíba realizaram levantamentos com as possíveis rotas traçadas pelos suspeitos e, com o apoio de uma equipe de Janaúba, deflagraram a operação, que conseguiu interceptar o caminhão carregado de banana furtadas.
“Eles foram interceptados na altura do trevo do cemitério em Jaíba, sentido Verdelândia. Com o proprietário não havia comprovantes de pagamentos, nem notas fiscais da mercadoria”, confirmou.
Ainda conforme o policial, ao mesmo tempo que ocorria a abordagem ao caminhão, outros policiais descaracterizados se deslocaram até a fazenda furtada e prendeu o gerente. Ele foi autuado em flagrante suspeito de furto com abuso de confiança, pois auxiliava na ação.
Já o legislador, de 54 anos, foi preso e autuado por receptação qualificada, pois, segundo as primeiras informações obtidas pela polícia, o caminhão com as bananas furtadas e o carro que escoltava esse caminhão estavam em nome do parlamentar. Conforme o delegado, ele vendia as frutas.
As investigações apontam, ainda, que os furtos estavam sendo praticados há cerca nove meses, o que representa um prejuízo para o dono da fazenda de aproximadamente R$ 30 mil. O parlamentar e o gerente foram encaminhados ao presídio de Jaíba, ficando à disposição da Justiça. Os dois veículos utilizados na ação também foram apreendidos. A reportagem procurou a assessoria parlamentar da Câmara Municipal de Verdelândia, que disse que ainda não tinha conhecimento do caso.