Seis homens e uma mulher foram detidos durante uma operação de combate aos crimes de homicídio e tráfico de drogas em Januária, no Norte de Minas. A ação, realizada nessa terça-feira (19), ficou concentrada no Bairro São Domingos e foi deflagrada pela Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar.
Segundo informações da PC, durante o cumprimento de 22 mandados de busca e apreensão foram recolhidos dinheiro, munições 9mm, porções de cocaína, maconha, crack, balanças de precisão, celulares, uma motocicleta e um caderno de anotações relacionadas ao tráfico. Por conta dos materiais arrecadados, cinco dos sete envolvidos, com idades entre 16 e 33 anos, foram detidos em flagrante.
De acordo com o delegado Farley Guedes Oliveira, a operação é fruto de investigação que apura o envolvimento de um grupo criminoso com confrontos armados na cidade. Os integrantes já foram identificados e qualificados. “Estes confrontos resultaram em um homicídio consumado e três homicídios tentados, que aconteceram no dia 17 de julho deste ano, na Vila Margareth, região conhecida como ‘Galiléia'”.
Conforme o delegado, os levantamentos apontam que um adolescente, de 17 anos, foi o responsável por atirar contra as vítimas. No momento dos disparos, ele estava com outro jovem, de 22, que o levou de moto até o local e depois o ajudou a fugir. A operação cumpriu um mandado de prisão contra o maior de idade e um de apreensão contra o menor. As investigações continuam.
Por conta dos tiros, o homem, de 36 anos, faleceu e outras três vítimas, todas do sexo masculino ficaram feridas, inclusive, um deles, com 47 anos, permanece com graves sequelas.
Além dos crimes contra a vida, o grupo investigado é monitorado por ser alvo de diversas denúncias sobre o envolvimento de seus membros com o tráfico, inclusive com a utilização de adolescentes. A operação contou com a participação de 27 policiais civis e 34 militares.