Nessa Quarta-feira de Cinzas, este ano 18 de fevereiro, iniciou a Quaresma, marcando o começo do tempo litúrgico de preparação para a Páscoa. Neste dia, os católicos de todo o mundo participam da Missa com a imposição das cinzas, gesto que simboliza penitência e recorda a fragilidade da vida humana.
Na Catedral Nossa Aparecida de Montes Claros, Igreja de Santos Reis, entre outras da cidade tiveram missas na manhã dessa quarta. Nas paróquias e comunidades também houve Celebrações Eucarísticas.
Depois de quatro dias de Carnaval, marcados por blocos, festas e desfiles, a Quarta-feira de Cinzas marca o fim da folia e a retomada da rotina para muita gente. Para alguns, o dia começa apenas ao meio-dia; para outros, é momento de descanso após o feriado prolongado.
Mas, para os católicos, a data tem um significado mais profundo. A Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, período de 40 dias. Segundo o padre Wagner Eduardo Dias, da Paróquia do Bairro Santos Reis em Montes Claros, a Quarta-feira de Cinzas é uma data do calendário litúrgico que marca o início do tempo quaresmal. Ontem, às 7 horas, ele celebrou a Missa para os Enfermos e lembrou da Quarta-feira de Cinzas a centenas de fiéis.