O Centro Cultural Hermes de Paula (CCHP) de Montes Claros foi palco, na noite da última segunda-feira (2), de um reencontro histórico entre a cidade e uma de suas vozes mais emblemáticas. O lançamento do livro “O homem do an, an!”, de autoria do advogado e graduado em Letras, artista Álvaro Vicente, transformou o icônico o local dos artistas da Praça da Matriz, em um reduto de emoção, cultura sertaneja e memórias.
José Vicente de Medeiros foi vereador, vice-prefeito e prefeito no mandato de Ruy Muniz. Começou a trabalhar na antiga Rádio Sociedade ZD-7, ao lado de Elias Siufi, José Nardel, o ex-prefeito Luiz Tadeu Leite, Alfeu Prates, Batista Caldeira, Gelson Dias, Jair Santos, Sebastião Remígio, entre tantos outros colegas e na extinta TV Montes Claros como apresentador sertanejo. Hoje, apresenta programa às 18 horas na Rádio Terra AM.
A obra, que narra a trajetória de Zé Vicente, hoje aos 82 anos, foi apresentada em um formato dinâmico e familiar. A condução do evento ficou a cargo do próprio autor, Álvaro, e de seu irmão, o radialista João Fróes. A sintonia entre os dois não apenas conduziu o público, mas reforçou o tom da biografia: um relato que equilibra a responsabilidade do registro histórico com o afeto de quem viveu os bastidores da vida do biografado. Zé Vicente, que entoou músicas regionais, provou que a relação com a arte é também uma herança de pai para filho. O evento contou com figuras como Aroldo Pereira (coordenador do Psiu Poético), Vera Veríssimo de Souza (poeta e professora aposentada), Cássio Lôpo e Gilson Muniz (diretores do Novo Jornal de Notícias). E em consonância com o protagonista da noite, profissionais do rádio como Alfeu Soares, Leandro Aguiar, Adely Mendes e Rogeriano Cardoso também marcaram presença.