O imunizante, que no segundo semestre de 2025 foi inserido pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunizações (PNI) as gestantes
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros iniciou nessa segunda-feira (26), o repasse da segunda remessa de 2 mil 727 doses de vacinas contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) a 54 municípios que compõem a sua área de atuação. O imunizante, que no segundo semestre de 2025 foi inserido pelo Ministério da Saúde no Programa Nacional de Imunizações (PNI), é destinado a mulheres a partir da 28ª Semana de Gestação. O objetivo é reduzir os casos de bronquiolite em recém-nascidos.
O repasse da primeira remessa da vacina aos municípios do Norte de Minas aconteceu na primeira quinzena de dezembro do ano passado, compreendendo 3.664 doses. Segundo o Ministério da Saúde, estudos clínicos apontam que a vacinação de gestantes alcançou eficácia de 81,8% na prevenção de doenças respiratórias graves em bebês nos três primeiros meses de vida, causadas pelo vírus sincicial.
“A cada gestação todas as gestantes, de qualquer idade, devem ser vacinadas contra a bronquiolite. A dose é única e a disponibilização às gestantes, durante o pré-natal, possibilita a redução de crianças acometidas por uma doença para a qual, em 2025, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar vacina às mães”, destaca a coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes.
Na área de atuação da SRS de Montes Claros a estimativa é de que 13.625 gestantes devam ser vacinadas contra o vírus sincicial respiratório. O quantitativo da nova remessa disponibilizada aos municípios leva em conta o público estimado a ser alcançado em cada localidade. Com isso, as dez localidades que receberão os maiores quantitativos são: Montes Claros (1.095); Janaúba (207); Bocaiúva (119); Jaíba (111); Salinas (103); Porteirinha (87); Taiobeiras (82); Rio Pardo de Minas (76); Espinosa (73) e Coração de Jesus (50 doses).
Além da vacina contra a bronquiolite, durante o pré-natal as gestantes precisam manter a vacinação em dia incluindo a dTpa (contra a difteria, tétano e coqueluche); Influenza (contra a gripe) e a Covid-19.
CENÁRIO
Dados do Ministério da Saúde apontam que, anualmente, “o vírus sincicial respiratório é responsável por cerca de 75% dos casos de bronquiolite e 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos”.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, até o dia 22 de novembro do ano passado o país registrou 43,2 mil casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causados pelo vírus sincicial respiratório. “A maior concentração de hospitalizações envolveu crianças com menos de dois anos de idade, totalizando mais de 35,5 mil ocorrências. Isso representa 82,5% dos casos de síndromes respiratórias agudas graves causadas por vírus sincicial”, alerta o Ministério da Saúde.