O município de Montalvânia desenvolve o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que adquire alimentos de agricultores familiares e distribui para famílias carentes cadastradas e acompanhadas pelo Cadastro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Que pequeno produtor rural não quer vender seus produtos. E quem não quer receber esses produtos fresquinhos para uma alimentação nutritiva e saudável, e ainda de graça. Nessa terça-feira (13/9), aconteceu mais uma compra e entrega de alimentos pelo PAA, beneficiando pequenos agricultores familiares e cerca de 200 famílias.
A secretária de Assistência Social Leila Maura Sampaio e o representante da Emater, Vanderley Carvalho participaram da compra e entrega de frutas, verduras, hortaliças e cereais todos produzidos aqui mesmo em nosso município, num total de 17 mil quilos de alimentos.
O PAA é uma iniciativa do Governo Federal e é desenvolvido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e CRAS, com suporte da EmaterMG, e possui duas finalidades básicas: promover o acesso à alimentação e incentivar a agricultura familiar. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos pela agricultura familiar, com dispensa de licitação, e os destina às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional e àquelas atendidas pela rede socioassistencial, pelos equipamentos públicos de segurança alimentar e nutricional e pela rede pública e filantrópica de ensino.
O programa promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar, valoriza o trabalho dos pequenos produtores rurais e leva alimentos fresquinhos, de qualidade e de graça para a mesa das famílias cochaninas que não podem comprálos. Todos ganham com a iniciativa: os agricultores, por terem melhorado suas rendas, e a população beneficiada, que passa a ter uma alimentação saudável e nutritiva.