[views count="1" print="0"]

Minas Gerais moderniza parques e registra recorde de turistas

Parques Estaduais como o de Ibitipoca receberam melhorias em acessibilidade e sinalização, garantindo maior conforto e segurança para as famílias durante o período de férias

Investimentos em infraestrutura impulsionam visitação sustentável estadual

A modernização na gestão das unidades de conservação mineiras transformou o perfil do turismo ecológico no estado. Dados do Instituto Estadual de Florestas (IEF) revelam um crescimento acumulado de 298% na visitação entre janeiro de 2020 e novembro de 2025. O sucesso é atribuído a um modelo que une preservação ambiental e parcerias com a iniciativa privada, garantindo infraestrutura e segurança para as famílias, especialmente nos períodos de férias escolares.

O secretário de Estado de Meio Ambiente, Lyssandro Norton, enfatiza que o objetivo é democratizar o acesso sem abrir mão da proteção: “Buscamos qualificar a experiência do visitante e garantir a proteção do patrimônio ambiental”, afirma. Atualmente, das 95 unidades geridas pelo IEF, 39, alguns deles em Monte Azul e outros municípios do Norte de Minas já contam com controle sistemático de público.

MODELO DE GESTÃO

Diferente do modelo de privatização, as unidades permanecem 100% públicas, mas com operação delegada a parceiros sob supervisão técnica. No Parque Estadual do Rio Doce, por exemplo, o uso de termos de parceria com recursos de medidas compensatórias resultou em um recorde histórico: mais de 50 mil visitantes em 2025, o maior índice desde 1994.

Enquanto isso, o Parque Estadual do Itacolomi prepara-se para iniciar atividades sob nova concessionária em fevereiro, e o Parque Estadual do Biribiri segue em fase de consulta pública, reforçando a transparência no processo de concessão.

As mudanças são visíveis no cotidiano dos turistas que buscam lazer sustentável. A unidade de Ibitipoca recebeu modernização na portaria, acessibilidade e vendas antecipadas de ingressos online, o que organizou o fluxo e aumentou a previsibilidade para os turistas. No Sumidouro e Rota Lund houve a implementação de energia solar, sinalização turística reformulada e venda digital de ingressos. A Rota Lund atingiu seu auge de visitação em 2023. O foco agora inclui trilhas estruturadas, lojas, lanchonetes e programas obrigatórios de proteção à fauna, flora e prevenção de incêndios. Para Júlia Laborne, assessora do IEF, o esforço é contínuo para oferecer conforto e organização. “O modelo mineiro, inspirado em padrões internacionais, prova que o uso público e a conservação ambiental podem caminhar em harmonia”, conclui.

Parques Estaduais como o de Ibitipoca receberam melhorias em acessibilidade e sinalização, garantindo maior conforto e segurança para as famílias durante o período de férias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

EXPOMONTES
Expomontes fortalece segurança e inclusão
741340
ANTT homologa concessão da Rota Gerais
evento defesa civil
AMAMS pede novo “Decretão da Seca”
WhatsApp Image 2026-05-26 at 10.25.31(1)
Cristália realiza maior mutirão de saúde
DEFESA CIVIL DE SÃO FRANCISCO
AMAMS recebe seminário sobre segurança hídrica
CIMAMS BR 4
CIMAMS amplia diálogo por recursos federais
Conexao-Industrial-2026-lancamento
Conexão Industrial Norte lança edição 2026
images
Expomontes abre vagas para estágio técnico
No data was found
Planta de biometano lançada em Uberaba 
Enfrentar a crise climática é proteger a infância 
Balança de Uberlândia tem recorde histórico 
Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras 
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’