A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou, nessa sexta-feira (16/1), a operação Tentáculos, em Montes Claros. A ação tem como foco a repressão a um grupo criminoso ligado à venda de conteúdos adultos e à prática do chamado “golpe da garota de programa”. Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária contra um rapaz de 20 anos. Durante a operação, os policiais apreenderam computadores, celulares, cartões de crédito e armas do tipo airsoft. Todo o material vai ser periciado e analisado no curso das investigações.
Os levantamentos, a cargo da 4ª Delegacia em Montes Claros, indicam que, além dos golpes, os investigados aliciavam adolescentes e menores de idade tanto para a execução das fraudes quanto para o uso indevido de contas bancárias de terceiros, com a finalidade de ocultar, dissimular e pulverizar os valores obtidos, dificultando o rastreamento da origem do dinheiro.
Conforme a delegada Marina Pacheco, o esquema tinha estrutura organizada e uso sistemático de contas em nome de terceiros para movimentar os recursos ilícitos. Ela ressalta que as investigações seguem para identificar outros envolvidos e esclarecer integralmente o modo de agir do grupo.
Após os procedimentos de polícia judiciária, o preso foi levado ao sistema prisional e está à disposição da Justiça montes-clarense.