Um jovem (19 anos) que confessou ter matado o idoso Américo Ferreira da Silva (70 anos) para roubar a aposentadoria dele na zona rural de Janaúba, no Norte de Minas, foi encaminhado ao sistema prisional. A informação foi confirmada pela Polícia Civil nessa segunda-feira (12/1). Ainda de acordo com a PC, o jovem não tinha passagens criminais, mas era investigado por disparar arma de fogo contra a casa de um policial militar em 2024, quando ainda era adolescente.
Inicialmente, a Polícia Militar foi chamada ao povoado Jacaré Grande, na última sexta-feira (9), após um cadáver ser encontrado em um matagal, parcialmente coberto por uma rede de descanso. A perícia da PC esteve no local e constatou de forma preliminar que a vítima tinha cortes no rosto, afundamento de crânio e sinais de abrasão nas costas.
Em seguida, a equipe se deslocou até a casa do idoso, onde havia uma poça de sangue. Pelos indícios coletados, a perícia constatou que o crime possivelmente ocorreu no local e que o corpo foi arrastado para os fundos da residência. Durante os levantamentos, os policiais tiveram informações sobre quem seria o suspeito do homicídio e de que ele teria cometido o assassinato para roubar a aposentadoria da vítima. Os militares foram até a propriedade dos avós dele, onde o encontraram. No bolso dele havia um celular e R$ 740.
Ao ser questionado sobre os fatos, o homem deu informações contraditórias e não soube informar a procedência do dinheiro. No quarto dele, a PM apreendeu o aparelho telefônico do idoso. Em seguida, ele contou que foi até a casa da vítima com uma ferramenta usada para esticar arame e a golpeou várias vezes. Depois, pegou R$ 750.
O rapaz ainda disse que, momentos antes do crime, o idoso esteve na residência do avô dele e afirmou que tinha recebido a aposentadoria. Após ser preso em flagrante, ele foi levado à delegacia de Polícia Civil. Durante buscas no imóvel dos avós dele, uma espingarda foi apreendida. O avô informou que a arma pertencia a ele e acabou preso por posse ilegal de arma.