O Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Idene) intensificou suas ações em 2025, aumentando em cerca de 6% a quantidade de itens distribuídos a famílias, comunidades, produtores rurais e feirantes.
Ao todo, foram entregues 29.559 itens, superando os 27.933 do ano anterior, abrangendo desde caixas d’água e tubos de PVC, usados para garantir acesso à água, até equipamentos agrícolas como tratores, roçadeiras e plantadeiras, além de materiais de apoio à comercialização, como barracas, jalecos e balanças. Pela primeira vez, o Instituto incluiu kits de apicultura em suas doações.
DISTRIBUIÇÃO DE CAIXAS
Para auxiliar comunidades que enfrentam longos períodos de estiagem, foram distribuídas 7.382 caixas d’água e 21.257 tubos de PVC, garantindo água diretamente nas residências. Complementando essa iniciativa, o Instituto instalou nove kits fotovoltaicos em oito municípios: Grão Mogol, Várzea da Palma, Verdelândia, Gameleiras, Novo Oriente de Minas, Mirabela, Francisco Dumont e Lassance. A medida beneficiou 470 famílias e 80 crianças de creche, além de gerar economia na conta de energia. Em Lassance, o valor economizado deve chegar a R$ 5 mil, recurso que poderá ser reinvestido em mais caixas d’água e novas redes, segundo Alisson Vinicius Soares, gestor de Convênios da Prefeitura Municipal.
Na área da nutrição infantil, o Idene mantém desde abril, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedese), o programa Leite para a Primeira Infância. Voltado a crianças de dois a seis anos em situação de vulnerabilidade, o projeto já atendeu cerca de 18 mil famílias em 98 municípios, com a distribuição de 743 mil litros de leite, complementando ações federais como o PAA Leite. Para Maria Érica Rocha, moradora de Coração de Jesus, a iniciativa representa uma ajuda essencial: “principalmente para quem é de baixa renda e precisa bastante”, afirmou.
MICROS
O apoio a microempreendedores e artesãos também foi ampliado. Neste ano, 85 expositores participaram gratuitamente de nove feiras e exposições, superando os 68 participantes de seis eventos no ano anterior. O Idene fornece espaços individuais completos para venda e divulgação de produtos. O artista plástico Maelson Nunes Silva, de Ladainha, destacou a importância da iniciativa durante o 30º Festival da Cachaça de Novo Cruzeiro, ressaltando a oportunidade de negociar encomendas futuras.
Para o diretor-geral Henrique Oliveira Carvalho, o aumento das entregas reflete o compromisso do Instituto com a população que tem como objetivo implementar políticas públicas que transformem e melhorem a vida das pessoas do Norte e Nordeste de Minas.