[views count="1" print="0"]

Montes Claros fortalece o combate à violência contra a mulher

Lançamento aconteceu no hall de entrada da Nova Prefeitura

Com o objetivo de tornar a cidade mais segura, justa e inclusiva para todas as mulheres, a Prefeitura de Montes Claros lançou terça-feira (16), no hall de entrada da Nova Prefeitura, o Ano Municipal de Combate à Violência contra a Mulher. O evento contou com as presenças do prefeito Guilherme Guimarães, do vice Otávio Rocha, vereadores, secretários e servidores municipais, bem como de representantes de entidades e órgãos protetores das mulheres.

Com o tema “Violência contra a Mulher: Aqui Não!”, a administração reforça o compromisso em promover políticas públicas que ofereçam proteção, acolhimento e conscientização para as mulheres, já que a violência contra a mulher ainda é uma das violações de direitos humanos mais graves no Brasil. Em Montes Claros, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, especialmente o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), tem percebido um aumento nas demandas relacionadas à violência psicológica, física, patrimonial e sexual.

Diante do agravamento dos índices de violência, o prefeito Guilherme Guimarães assinou o Decreto nº 5.157, que elege o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher como política pública oficial a ser adotada pela Administração Municipal no ano de 2026, orientando, de forma transversal, o planejamento, a execução e a integração das ações de todas as secretarias, órgãos equivalentes e entidades da administração indireta.

“A conscientização sobre a violência contra a mulher deve começar na escola, na primeira infância, para que as crianças cresçam cientes dos perigos de todas as formas de violência, especialmente a violência doméstica, que causa tanto sofrimento a mulheres e crianças. E para que elas não repitam essa violência contra seus futuros filhos”, comentou a pedagoga Euna Duarte Guimarães.

“Crianças que testemunham violência contra a mãe enfrentam sérios problemas psicológicos, causando o maior prejuízo da vida, que é a felicidade. Portanto, é fundamental que todos se unam contra qualquer forma de violência em casa, para que nossas crianças possam viver felizes sem a presença de abusos em seus lares”, disse a pediatra Janine Mendes de Lima Rocha.
O lançamento do ano municipal reforça a intenção do poder público de tornar Montes Claros referência nacional na promoção dos direitos e proteção das mulheres, mobilizando instituições públicas, sociedade civil e equipamentos governamentais para fortalecer ações de prevenção, proteção e promoção dos direitos das mulheres.

Recentemente, a Prefeitura de Montes Claros criou o Programa Escudo Rosa, estabelecendo um canal seguro e acessível de proteção às mulheres, integrando tecnologia aos serviços especializados e promovendo acesso rápido e eficiente aos mecanismos de apoio. Este escudo tem a função de promover o enfrentamento das situações de violência vivenciadas pelas mulheres no município, bem como, promover a cidadania por meio de ações globais e do atendimento multidisciplinar.

As assistidas receberão orientações sobre os diferentes serviços disponíveis para proteção e apoio jurídico. Serão realizadas ações integradas com a Rede Socioassistencial e Intersetorial e o Sistema de Garantia de Direitos, além de atividades de prevenção junto à comunidade e de qualificação profissional.

Lançamento aconteceu no hall de entrada da Nova Prefeitura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Lei consagra o Norte de Minas como Terra do Sol
Região consolida liderança mineira na geração de energia solar
Deputado cobra implantação do Porto Seco
Deputado cobra implantação do Porto Seco
Montes Claros fortalece o combate à violência contra a mulher
Montes Claros fortalece o combate à violência contra a mulher
Município sanciona lei que impulsiona Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação
Lei que impulsiona Incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação
Deputados e prefeitos alertam para riscos em contratos deficitários e falta de garantias no PL de Romeu Zema
Municípios mais pobres temem pela privatização de construção
Governo entrega obras do Anel Viário
Governo entrega obras do Anel Viário
Reformulação da Arsae recebe sinal verde na ALMG
Reformulação da Arsae recebe sinal verde na ALMG
Prefeitura promove oficina da natureza
Prefeitura promove oficina
Ataque digital no sertão norte-mineiro
TCU quer rever meta fiscal de resultado primário
Deputado provoca quebra-quebra na Câmara
TSE realiza cerimônia de entrega de prêmios nesta quarta
Infraestrutura lidera pauta de requerimentos aprovados
Câmara Municipal homenageia o North Esporte Clube com medalha
Emater realizou 10º Fórum sobre regularização
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
15 bi é o custo para recuperação de rodovias 
Do ATeG Café+Forte para o programa Mais Você 
Amams comemora 30 anos da criaçãode novos municípios no Norte de Minas
Região consolida liderança mineira na geração de energia solar
Emater orienta sobre manejo e produtividade