A Seleção Brasileira já conhece seus primeiros adversários na Copa do Mundo de 2026. Em sorteio realizado na tarde dessa sexta-feira (5/12), em Washington, nos Estados Unidos, a Fifa definiu os 12 grupos do Mundial, e o Brasil ficou no Grupo C ao lado de Marrocos, Haiti e Escócia. Com isso, a equipe comandada por Carlo Ancelotti também teve confirmadas as datas e a ordem de seus confrontos na fase de grupos.
A abertura da Copa terá o duelo entre México e África do Sul, no dia 11 de junho, no Estádio Azteca, na Cidade do México – as mesmas seleções protagonizaram o primeiro jogo da Copa de 2010. A estreia do Brasil será no dia 13 de junho, contra Marrocos. Na segunda rodada, em 19 de junho, o Brasil enfrentará o Haiti. O último compromisso da primeira fase será em 24 de junho, diante da Escócia.
Se o Brasil avançar na primeira colocação de seu grupo, enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que tem Holanda, Japão, Tunísia e mais uma equipe a ser definida, vinda da repescagem europeia (Ucrânia, Suécia, Polônia ou Albânia).
A Copa do Mundo de 2026 será histórica por reunir, pela primeira vez, 48 seleções. O torneio ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho, com jogos disputados em três países-sede: Estados Unidos, Canadá e México. A ampliação do formato também impactará os cruzamentos no mata- mata, que ainda dependem da conclusão da fase de grupos.
O sorteio dessa sexta-feira foi realizado ainda sem a definição de todos os participantes. Ao todo, 42 seleções já têm vagas garantidas. As outras seis serão definidas em março, em duas repescagens: são 16 times disputando quatro vagas na Europa; e outras seis equipes de diferentes continentes duelando por duas vagas.
Apenas neste sábado a Fifa divulgará a tabela completa da Copa do Mundo – ainda estão em aberto horários e locais das partidas. Para revelar a tabela completa, a Fifa fará uma transmissão ao vivo, que contará com a participação de ex-jogadores e especialistas, que analisarão os confrontos. O evento será realizado às 14h (de Brasília) deste sábado.
A definição dos horários e locais de cada jogo deve levar em conta os fusos horários dos países envolvidos nas partidas. A intenção, de acordo com a Fifa, é oferecer aos torcedores de cada seleção “as melhores condições possíveis para todas as equipes e fãs e, sempre que possível, permitir que torcedores de todo o mundo assistam a suas equipes ao vivo em diferentes fusos horários”.
FORMATO DA COPA DO MUNDO
Ao todo, todos os países foram divididos em 12 grupos (A até L) de quatro times cada um. Eles se enfrentarão dentro da chave, com os dois primeiros colocados avançando ao mata- mata. Além disso, oito dos 12 terceiro lugares também seguirão adiante no Mundial.
Diferente das outras edições, o mata- mata da Copa de 2026 terá uma fase anterior às oitavas de final, com as 32 melhores seleções seguindo vivas na briga pelo título. Serão 104 partidas no total, 40 a mais que em 2022, no Catar. Depois de avançar por 16 avos, oitavas, quartas e semifinais, duas equipes farão a final da com- petição no dia 19 de julho de 2026. O duelo acontecerá no MetLife Stadium, em East Rutherford, nos Estados Unidos.