O Mineirão, em Belo Horizonte, será palco do duelo entre Cruzeiro e Botafogo nesta quinta-feira (4), às 19h30, pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro. Uma dúvida na escalação do Cruzeiro é Keny Arroyo. O ponta, que se tornou titular após a lesão de Wanderson, saiu do empate por 1 a 1 com o Ceará, no sábado (29/11), no Castelão, ainda no primeiro tempo e chorou no banco de reservas. Na segunda-feira (1º/12), ele não treinou. No dia seguinte, participou parcialmente da atividade.
Pela questão física e a proximidade com os duelos cruciais da Copa do Brasil na próxima semana, a tendência é que Arroyo seja poupado e Luís Sinisterra fique com a vaga na escalação de Leonardo Jardim. O técnico do Cruzeiro já admitiu que poupará titulares visando à competição de mata-mata, mas só fará isso diante do Santos, neste domingo (7). Com isso, o Cruzeiro deve ter força máxima contra o Botafogo.
Duas novidades em meio aos 11 titulares serão Lucas Romero e Kaio Jorge. O volante estava suspenso na última partida e foi substituído por Walace, que voltará ao banco de reservas. Já o artilheiro do Brasileiro (21 gols) deve encerrar a participação na Série A nesta quinta-feira (4), após ser poupado no empate com o Ceará – Gabigol foi o escolhido de Jardim.
Desta forma, o Cruzeiro de Leonardo Jardim deve ser escalado com Cássio; William, Fabrício Bruno, Lucas Villalba e Kaiki; Lucas Romero, Lucas Silva e Matheus Pereira; Christian, Kaio Jorge e Sinisterra (Arroyo).
A lista de desfalques do Cruzeiro segue com os atacantes Wanderson e Marquinhos, entregues ao departamento médico. Apresentado terça-feira (2), Néiser Villarreal não tem condições de jogo. O atacante colombiano só será inscrito quando a nova janela de transferências abrir, em janeiro de 2026. Ou seja, é um reforço para a próxima temporada.
BOTAFOGO – Enquanto o Cruzeiro terá os principais jogadores à disposição, o Botafogo viajou a Belo Horizonte com uma longa lista de desfalques: são 12 atletas ausentes. As más notícias para o torcedor alvinegro são quatro novas ausências por lesão e três por suspensão. Léo Linck, Barboza, Savarino e Joaquín Correa nem sequer viajaram por problemas físicos.
O goleiro está com infecção na garganta, enquanto o zagueiro teve um estiramento ligamentar no joelho e os meias-atacantes sofreram lesões musculares – as quais não foram especificadas pelo Botafogo. Já Mateo Ponte, Santí Rodríguez e Jeffinho ficarão fora pelas advertências.
Esses sete novos problemas para Davide Ancelotti se juntaram ao goleiro Neto, os zagueiros Bastos e Kaio Pantaleão, o volante Danilo e o atacante Matheus Martins, que vinham desfalcando a equipe. Por outro lado, Davide terá três novidades: o lateral Vitinho, que estava suspenso, e os atacantes Chris Ramos e Nathan Fernandes, que estavam lesionados, retornaram e estão à disposição do treinador que é filho de Carlo Ancelotti, comandante da Seleção Brasileira. Com isso, a escalação do Botafogo deve contar com Raul; Vitinho, Marçal, David Ricardo e Alex Telles; Newton e Marlon Freitas; Artur, Montoro e Cuiabano; Kadir Barría.