[views count="1" print="0"]

Desestatização da Cemig não será de batida neste momento

Presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o deputado Tadeu Leite (MDB) participou, na manhã dessa segunda feira (17/11/25), do seminário “Minas em Conta”, sobre a dívida de Minas com a União. Promovido pelo jornal O Tempo, o evento foi realizado no Minas centro, em Belo Horizonte. Tadeu Leite relembrou a construção do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag) com o apoio do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), então presidente do Congresso Nacional, e mais uma vez ressaltou que o Propag é mais vantajoso para Minas do que o Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

O presidente fez um balanço dos projetos do Propag já apreciados pelo Legislativo e deu um recado: “O entendimento da Assembleia é não discutir Cemig neste momento”. A afirmação assume especial importância porque a estatal mineira consta da proposta de adesão ao Propag enviada pelo Governo de Minas à União no último dia seis.

O vice-governador Mateus Simões, que também participou do seminário, defendeu a desestatização da Cemig e a transformação da companhia em corporation. Simões afirmou ainda que a intenção do Executivo mineiro é “abrir mão o mínimo possível da Codemig”. “A Cemig é menos estratégica do que o nióbio”, defendeu.

Indagado sobre a Codemig, Tadeu Leite afirmou: “Na verdade, nós já aprovamos a federalização de 100% da Codemig. Na manifestação do governo do Estado [à União], ele colocou 5%, podendo chegar ao máximo. Precisamos ver quais ativos a União vai aceitar”.

O presidente da ALMG ressaltou que o Parlamento mineiro está cumprindo seu papel. “Finalizada a discussão da Copasa, entendemos que a Assembleia terá dado todas Comissão debate privatização da Copasa hoje as condições para o governo do Estado aderir ao Propag nas melhores condições”, finalizou. Tadeu Leite destacou que os recursos até então usados no pagamento de juros à União devem ser investidos em saúde, segurança, educação e infraestrutura no Estado.

PARTICIPANTES

Participaram ainda do Seminário o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG), Durval Ângelo; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil em Minas Gerais (OAB-MG), Gustavo Chalfun; o presidente do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita Estadual de Minas Gerais (SindifiscoMG), Matias Bakir; os deputados Cássio Soares (PSD), Gustavo Valadares (PSD) e Professor Cleiton (PV), a deputada Lohanna (PV), entre outras autoridades, economistas e representantes de entidades de classe.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
Balança de Uberlândia tem recorde histórico 
Sistema Comércio na Rua leva serviços, cultura e oportunidades a cidades mineiras 
MGC 418 é uma nova ‘Rodovia da Morte’ 
Festival faz sucesso em 13 municípios 
Azeite da Mantiqueira chega à final do Prêmio CNA Brasil Artesanal