Uma quadrilha de São Paulo, especializada em furtos de módulos de caminhões, foi presa em uma ação da Polícia Militar com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), no Norte de Minas. O grupo criminoso profissional agiu em Salinas nos últimos dois dias e furtou 17 caminhões, oito estavam estacionados em uma cerâmica e o restante em postos de combustíveis às margens da BR-251. Imagens de um circuito de segurança mostram a ação dos bandidos em um dos postos, na madrugada dessa quarta-feira (17/9). O prejuízo estimado ultrapassa R$ 1 milhão.
Segundo o tenente PM Leonardo Otoni, o material furtado era enviado pelos Correios. “A quadrilha vinha de São Paulo cometia os furtos e enviava os módulos pelos Correios para um receptador, e, posteriormente o material era vendido. Cada módulo pode custar até R$ 50 mil, dependendo do modelo do veículo”.
Ao todo, foram recuperados 20 módulos, alguns estavam escondidos em um matagal em Salinas e o restante foi apreendido no momento em que seria enviado pelos Correios. Antes de chegar a Salinas, o grupo cometeu o mesmo crime em Augusto de Lima.
Módulo de caminhão, também conhecido como Unidade de Controle Eletrônico (ECU) ou Módulo de Controlo do Motor (ECM), é o “cérebro” do veículo que controla as funções essenciais do motor e outros sistemas. Ele recebe dados de sensores, processa essas informações e envia comandos para otimizar o funcionamento, garantindo a eficiência do motor, o controle do consumo de combustível e a redução de emissões poluentes.
Além dos módulos, os policiais apreenderam dois carros, dinheiro, diversas ferramentas usadas na ação criminosa e peças de caminhões. O tenente informou que quatro homens foram presos em um hotel, onde estavam hospedados em Salinas e os outros foram interceptados por uma equipe da PM na BR-135, em Engenheiro Navarro, vizinha de Bocaiúva, no Norte de Minas. A mesma quadrilha é suspeita de ter agido na região de Salinas em 2024, segundo a PM. Os presos foram entregues na delegacia de Polícia Civil, que seguirá investigando o caso envolvendo a ousada quadrilha.