O advogado e secretário executivo da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams), Fellipe Leal, será um dos agraciados neste domingo, com a Medalha Matias Cardoso, concedida pelo governo de Minas para marcar o “Dia dos Gerais”, na cidade de Matias Cardoso, por ter sido o primeiro povoamento do estado. O evento é presidido pelo governador Romeu Zema, do Novo. O Dia dos Gerais é marcado pela entrega das Medalhas Matias Cardoso para homens e Maria da Cruz, para mulheres em reconhecimento a personalidades que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.
Fellipe Leal é procurador da Amams e está respondendo pela secretaria executiva da entidade. Ele também é presidente do Conselho Maçônico de Segurança Pública do Norte de Minas e membro do Conselho Municipal de Segurança Pública de Montes Claros, assim como atua como diretor de Casa de Acolhimento Feminino Rosa Mística. Na área jurídica, atuou como procurador em vários municípios e ainda em campanhas eleitorais.
O presidente da Amams e prefeito de Padre Carvalho, José Nilson Bispo de Sá, o Nilsinho, destaca que a concessão da Medalha Matias Cardoso ao procurador Fellipe Leal é um ato de justiça a um profissional de reconhecida competência e com participação em vários atos e eventos do Norte de Minas. A Amams, que compõe o Conselho do Dia dos Gerais, participa das indicações e sugestões de nomes. No dia 8 de dezembro, o governador transfere simbolicamente para a cidade de Matias Cardoso, a capital mineira, onde ele despacha os atos oficiais.