[views count="1" print="0"]

Audiência critica falta de vacinas em Minas

– Audiência pública na Assembleia discutiu a falta de vacinas em Minas Gerais

Presidente da Comissão de Saúde cobra distribuição regular do imunizante no estado

Minas Gerais está sem estoque da vacina contra Covid-19 e tem recebido irregularmente o imunizante contra a varicela (catapora). A informação é da diretora de Vigilância de Doenças Transmissíveis e Imunização da Secretaria de Estado de Saúde, Marcela Lencine Ferraz, durante audiência pública da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) nessa terça-feira. Presidente do colegiado, o deputado Arlen Santiago, do Avante, que é médico, cobra a regularização da distribuição do imunizante no estado.

Segundo a diretora, o Ministério da Saúde (MS) se comprometeu a regularizar a entrega da vacina contra Covid na primeira quinzena deste mês. Em relação ao segundo imunizante, a justificativa do governo federal é de obstáculos regulatórios e de fabricação enfrentados pelos fornecedores, com previsão de regularização do estoque para o primeiro semestre de 2025.

De acordo com Marcela Ferraz, desde agosto de 2023 a entrega da vacina contra varicela tem sido irregular, e a última remessa foi recebida em junho deste ano. Ressalvou que o Estado mantém pequeno quantitativo de doses para uso em casos de surtos.

Representante da Associação Mineira de Municípios (AMM) na audiência, Thiago Ferreira de Oliveira afirmou que a entidade está há 90 dias cobrando do Ministério da Saúde a regularização das entregas. De acordo com ele, um levantamento respondido por 211 municípios apontou que a vacina contra catapora é a que mais está faltando, levando de três a quatro meses para ser repassada.

A situação foi duramente criticada pelo presidente da comissão, deputado Arlen Santiago, que solicitou a audiência pública. De acordo com o parlamentar, onze estados relatam falta de algum imunizante, e 64,67% dos municípios reclamam de escassez de vacinas. “Vivemos uma situação dramática na questão das vacinações”. O deputado considerou contraditório o governo federal defender a vacinação e não entregar os imunizantes para os municípios. Ele teme que pessoas possam morrer sem a proteção.

COBERTURA VACINAL – Marcela Ferraz demonstrou que, apesar dos problemas pontuais, a cobertura vacinal no Estado subiu para todas as idades e em quase todos os imunobiológicos, entre 2021 e 2024. O período cobre o início da redução da cobertura, quando Minas começou a busca para ampliar as aplicações. Com relação ao incremento na vacinação, ela apresentou os seguintes dados: a cobertura da BCG passou de 78,6% para 96,8%; de hepatite B, de 77,4% para 95%; de meningo, de 76,3% para 86,6%; de febre amarela, de 74,6% para 86,8%.

Para Marcela Ferraz, a única queda registrada foi para varicela, que diminuiu de 79% para 69,4%. A representante da Secretaria de Saúde relatou ações promovidas pelo governo estadual, algumas em parceria com a União, para ampliar a vacinação em Minas. Um dos destaques foi a distribuição de 163 vacimóveis para vacinar pessoas com dificuldades de acessar as unidades de saúde.

O promotor Luciano Moreira de Oliveira, coordenador do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), relatou que sabia da irregularidade na entrega da vacina contra catapora e se comprometeu a fazer contato com o Ministério Público Federal, para buscar a interlocução com o Ministério da Saúde e a solução da questão. “Conte conosco porque o Ministério Público estadual está engajado a favor da vacinação”.

Ele admitiu que a cobertura vacinal no Brasil começou a apresentar declínio a partir de 2015. O representante do MPE relatou fatores como o relaxamento em função do sucesso das imunizações no Brasil, exemplo para o mundo; a falta de organização das gestões dos programas de vacinação; aumento do movimento antivacina e a disseminação de notícias falsas (fake news) contra os imunizantes

– Audiência pública na Assembleia discutiu a falta de vacinas em Minas Gerais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
ALMG Aprova Privatização Copasa em Primeiro Turno
WhatsApp Image 2025-12-03 at 19.30.39 (1)
Montes Claros aprova Lei de Inovação e impulsiona era digital
Câmara de vereadores reconhece os 40 anos da ABMCJ
Legisladores reconhecem os 40 anos da ABMCJ
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Projeto que reconhece “Terra do Sol e da Energia Solar” pronto para virar lei
Seminário debate direitos de quilombolas e comunidades
Seminário debate direitos de quilombolase comunidade
Carlos Pimenta retomará cadeira na ALMG após saída de Alencar
Carlos Pimenta retomará cadeirana ALMG após saída de Alencar
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
Gil Pereira destaca liderança de MG na transição energética
IMG-20250813-WA0036
MONTES CLAROS SE PREPARA PARA O FUTURO
ALMG Sanciona Observatório Violência Mulher Minas
DPMG realiza 1ª reunião do Comitê Gestor do SOLAR
Montes Claros recebe encontro regional do PL nesta sexta-feira
TRE-MG discute estratégias para ampliar cadastramento na região
Elaboração de planos municipais de saneamento pauta workshop
Prefeito reafirma compromisso da cidade com o meio ambiente
Deputado exalta a importância do Cemig Agro
Assembleia vem debater combate à miséria
AMM divulga nota oficial sobre a privatização da Copasa 
Caxambu adota carruagens elétricas 
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Empreendedores do Norte de Minas na 36ª Feira Nacional de Artesanato
Cruzeiro receberá o Botafogo nesta quinta-feira no Mineirão