O Hospital Dílson Godinho (HDG) promove ações educativas para alertar a população de Montes Claros sobre os cuidados com a saúde da pele, os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce. O câncer de pele é o mais comum entre os brasileiros, representando 33% de todos os diagnósticos da doença.
Ele é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser subdividido em diferentes tipos: Carcinoma basocelular (CBC), Carcinoma Escamoso (CEC) e Melanoma.
O médico cirurgião plástico Osíris José Dutra Martuscelli, alerta a população sobre os cuidados com a saúde da pele, os fatores de risco e a importância do diagnóstico precoce. Ela destaca que a prevenção é o melhor caminho para reduzir os índices da doença. “O câncer de pele é altamente tratável quando diagnosticado precocemente. Por isso, reforçamos a importância de observar alterações na pele e adotar hábitos de proteção no dia a dia. É um cuidado simples que pode salvar vidas”, afirmou.
Os principais sintomas de alerta são: lesões que não cicatrizam em 4 semanas, manchas ou feridas com bordas irregulares, sangramento em pintas ou áreas avermelhadas e escamosas, coceira ou sensibilidade em áreas específicas da pele, entre outros.
Ele ressalta que “o diagnóstico precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. Recomendamos visitas regulares ao especialista e a realização de exames clínicos sempre que houver dúvida”, disse.
O diretor-presidente do hospital, Helder Leone Alves de Carvalho, reforça: “O Hospital Dílson Godinho tem o compromisso de cuidar e educar. Participar de campanhas como o Dezembro Laranja é essencial para alertar a população sobre os riscos do câncer de pele e incentivar hábitos de prevenção. A informação é uma ferramenta poderosa para salvar vidas”, finalizou.