Sete pessoas foram conduzidas para a Delegacia da Polícia Federal ao serem flagradas extraindo quartzito de forma irregular na zona rural de Itacambira, no Norte de Minas, nessa quinta-feira (21/11)
“Nós recebemos denúncia anônima que relatava que havia uma intensa extração mineral na região de Itacambira. Nós fizemos um levantamento de informações que realmente identificou que havia a extração mineral no local e montamos uma operação que envolveu 14 militares e cinco viaturas”, explica o sargento Leandro Marques, da Polícia Militar de Meio Ambiente.
De acordo com o policial, quando as equipes chegaram, se depararam com “homens e mulheres, realizando extração mineral através de catas”, além disso, os militares encontraram veículos em situação irregular e quartzito já extraído. Ao serem questionados, os envolvidos disseram que não sabiam que era preciso ter licença ambiental para fazer a extração. Eles estavam atuando em uma área particular
A ocorrência terminou com a apreensão de 90 quilos de quartzito e motos, além de oito autos de infrações lavrados, totalizando R$ 316.782. Os presos podem responder por exploração mineral sem licença e usurpação de bem da União
MINERAL
O quartzo é o principal mineral do grupo de SiO2 dos tectossilicatos. Na sua estrutura pode conter diferentes tipos de contaminações que originam a variedade de formas que ocorre na natureza. Cristal de rocha: quartzo incolor em cristais bem desenvolvidos.
INDÚSTRIAS
Muitas indústrias usam este quartzo, mas quase todas ambicionam a manufatura de um tipo de vidro. Esses vidros manufaturados são os chamados “vidros de quartzo”, usados em uma diversidade de aplicações industriais.
EQUIPAMENTOS
Muitos computadores e celulares usam um oscilador de quartz como gerador de sinal: trata-se de um cristal que vibra a uma frequência específica (geralmente 32 kHz).