A primeira reunião do Conselho de Secretários Estaduais de Agricultura (Conseagri), após a reativação do grupo, foi realizada em Minas Gerais, nessa quinta-feira, 21, durante a Semana Internacional do Café (SIC), no Expominas, em Belo Horizonte. Onze secretários de Agricultura de todo o país participaram do encontro, que foi aberto pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, do Novo. Na oportunidade, ele destacou a importância do retorno das atividades do conselho para o fortalecimento do agro no Brasil.
“Vejo como altamente positivo a iniciativa de reativar o Conseagri. Vamos ter muitos ganhos para a produção agropecuária do país. Meu secretário de Fazenda sempre está me falando o que acontece no Comsefaz; o meu secretário de Saúde o que acontece no Conass. E o Brasil que é essa potência do agro precisa desta união neste setor que é essencial. Sei que existem culturas diferentes em cada Estado, produções distintas, mas temos pautas únicas que podem ser colocadas em pauta neste Conselho e ter muitos ganhos”, observou.
O Conseagri é composto por secretários de agricultura de todos os estados e do Distrito Federal com o objetivo de discutir temas de interesse do meio rural. O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Thales Fernandes, explica que é muito significativo Minas sediar essa reunião do Conseagri, dada a importância do agro no estado e o porte da SIC.
“O conselho busca atuar em conjunto para estarmos mais próximos, trocar experiências e trabalharmos pautas conjuntas, principalmente alinhadas com o Ministério de Agricultura. Temos um diálogo muito bom com os ministérios, mas queremos nos aproximar ainda mais para enfrentar desafios como as mudanças climáticas” ressaltou o secretário que também disse que o objetivo da reunião é alinhar propostas para uma futura agenda em Brasília.
CONSEAGRI – A entidade é uma importante instância para promover a troca de experiências entre secretarias, fomentar a discussão de políticas e a modernização da legislação para o setor agropecuário. A reunião em Minas é a primeira após a reativação do Conseagri. Durante o evento, foram discutidos, entre outros assuntos, a COP30, rastreabilidade, conectividade e segurança no campo, irrigação e recuperação de pastagens degradadas.
“A ideia é estreitar a relação entre os Estados e formar um bloco para conversar, para dialogar, para estreitar melhor essa relação com o governo federal, evitando que as decisões venham empacotadas lá de cima para os estados. Pretendemos construir este diálogo, através das Secretarias de Agricultura dos Estados para fortalecer o agro” explicou o atual presidente do Conselho e secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca do Rio Grande do Norte, Guilherme Moraes Saldanha.