Um casal de influenciadores de Montes Claros é alvo de uma operação do Ministério Público (MPMG), deflagrada na manhã dessa quarta-feira (25/9). De acordo com o órgão estadual, a dupla explorava jogos de azar em “rifas virtuais” nas redes sociais.
Os valores ilícitos eram ocultados por meio de transações bancárias entre os investigados e suas empresas, além da compra de veículos importados, imóveis e itens de luxo. Ao todo, R$ 4.875.220,55 em bens foram bloqueados e um veículo de alto valor foi apreendido
Para disfarçar, os investigados faziam doações de parte dos valores arrecadados e publicavam comprovantes de pagamento de impostos em suas redes sociais. Há suspeitas de que os sorteios eram direcionados, com prêmios destinados a pessoas ligadas aos criminosos.
A Operação Castelo de Cartas tem como objetivo desarticular um esquema criminoso de lavagem de dinheiro relacionado à exploração ilegal de jogos de azar. Além de Montes Claros, mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em empresas e residências em Uberlândia, no Triângulo Mineiro.
Além do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPMG, a Polícia Militar e a 10ª Promotoria de Justiça de Montes Claros também atuam na ação.
Em contato com Álvaro Guilherme Ribeiro Matos, advogado civil dos investigados, ele confirmou que a operação foi realizada na casa de Márcia Silveira e Eugênio Francisco. Segundo o advogado, os clientes possuem recibos de pagamentos de impostos e que tudo é feito na legalidade. Afirmou, ainda, que vai se manifestar com mais detalhes depois que tiver acesso aos autos de investigação. As investigações continuam, e segundo o MPMG o processo corre sob segredo de justiça. O casal poderá responder por exploração de jogos de azar e lavagem de dinheiro.