[views count="1" print="0"]

Assembleia promove campanha de incentivo ao voto

Presidente Tadeu Martins Leite pede ao eleitorado mineiro para votar com consciência

A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) lançou, na sexta-feira, 20, uma campanha publicitária para incentivar a participação nas eleições municipais deste ano. Com o mote “A cidade que você quer começa com o seu voto, uai”, a ação tem como objetivo valorizar o voto e reforçar a importância da participação dos cidadãos na escolha legítima e democrática dos seus representantes.

A campanha tem dois enfoques principais: PREPARAÇÃO: o cuidado do cidadão em conferir previamente as informações sobre o pleito, como data, local de votação e, especialmente, pesquisar e conhecer bem candidatos e propostas. Outra ação essencial é elaborar a colinha, uma vez que não é permitido acessar o celular na cabine de votação.

FONTES CONFIÁVEIS: a importância de utilizar fontes confiáveis e de não compartilhar notícias falsas, em apoio ao Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MG). O presidente da Assembleia, deputado Tadeu Martins Leite, o Tadeuzinho, do MDB, reforça os cuidados que o eleitor deve ter para fazer uma escolha consciente, pensando em um futuro melhor para a comunidade.

“É importante o eleitor entender que, para fazer a escolha correta, com bons resultados a todos, é preciso muito mais do que votar no dia das eleições. É responsabilidade de cada um se informar, pesquisar e conhecer os candidatos e, principalmente, as demandas e as propostas apresentadas para a sua cidade.

A ação deve levar o eleitor a refletir sobre a importância das eleições municipais, que afetam diretamente o dia a dia das pessoas. As peças trazem orientações práticas, como: Anote o dia e horário da eleição: 6 de outubro, das 8 às 17 horas; Confira o local de votação; Leve anotados os números dos candidatos a prefeito e a vereador escolhidos.

“A eleição está relacionadaao atendimento no posto de saúde, ao funcionamento do transporte coletivo, à rua asfaltada, à escola das crianças, e tudo de relevante na vida da cidade e de seus moradores. Votar de maneira informada é se preocupar consigo e com a coletividade, é compromisso e afeto”, pontua a diretora de Comunicação Institucional da ALMG, Luísa Luna.

IDENTIDADE MINEIRA – Em termos de criação, a campanha procura valorizar o regionalismo e a identidade mineira, expressos na linguagem e trilha sonora, especialmente. Os personagens escolhidos mostram que todos devem participar, desde o jovem de 16 anos, faixa etária em que o voto é facultativo, até os idosos. Personagens diversos e diferentes equipamentos públicos, como postos de saúde, escolas, praças e ônibus, mostram como as eleições dizem respeito a toda comunidade.

A campanha circula até 6 de outubro em todo Estado, sendo veiculada em TV, rádio, jornal, revista, internet e mídias exteriores (backbus, abrigo de ônibus, outdoor, metrô, entre outros). As peças possuem um QR Code para direcionar o público para uma página especial no Portal da Assembleia. O conteúdo inclui a programação visual da campanha e orientações ao eleitor.

PARCERIA DA ALMG COM O TRE – A Assembleia tem histórico de parcerias com o Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), quanto a campanhas de utilidade pública. Desde o pleito de 2018, tem havido esforço de comunicação para valorizar o voto e ressaltar a importância da participação dos cidadãos na escolhalegítima e democrática de representantes. Em 2020, a campanha teve como objetivo reforçar o valor da participação dos cidadãos nas eleições. Havia, na ocasião, uma preocupação com os índices de abstenção das eleições anteriores, que poderiam ser agravados no contexto da pandemia.

Já em 2022, com o mote “Todo voto tem o mesmo poder”, o objetivo era ressaltar o respeito às diferenças e a importância do voto bem informado e de enfrentamento à desinformação, alinhados com as diretrizes da Justiça Eleitoral. Também em 2022, o TRE-MG instituiu o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação com o objetivo de alertar os cidadãos sobre a necessidade de se pesquisar fontes confiáveis sobre informações relacionadas às eleições.

Presidente Tadeu Martins Leite pede ao eleitorado mineiro para votar com consciência

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

LULA CUPULA
Lula leva agenda climática ao centro do G7
stf x bigtechs
STF impõe novas regras e amplia dever das plataformas
Professores doutores denunciam salários defasados da Unimontes
Projeto de Lei propõe nomeação de reitor da Unimontes pelo voto direto
CONGRESSO
Mulheres ainda ocupam menos de 20% do Congresso Nacional
LDO - AUDIENCIA PUBLICA
LDO projeta orçamento de R$ 3,3 bilhões para 2027
Screenshot_22
Entrega de máquinas reforça municípios da região
Deputado Carlos Pimenta
Deputado se reúne com secretário de Saúde em Minas
01 - FCA - VLI
Proposta final para concessão da FCA inclui corredor ferroviário Minas–Bahia
Renatura lização de rios é estratégia contra enchentes nas cidades
Funasa e Ministério firmam acordo para levar água a quilombolas
Prefeitura leva cidadania e serviços públicos
Governo mineiro divulga lista de agraciados com a Medalha da Inconfidência
Eduardo Cunha avança e articula base na região
Câmara Municipal concede título de Cidadão Honorário a Tampinha
ZEMA ANTECIPA SAÍDA E ENTRA NO JOGO PRESIDENCIAL
Ano Novo reacende conflitos antigos sem fim
700 milhões em planta de grafite no Jequitinhonha 
Na torcida pelo hexa, Sigma Lithium lançou parque do torcedor em Taquaral e Araçuaí 
Minas Trend vence Prêmio Frente da Moda Mineira 
Aeroporto de MoC terá terminal de cargas  
OAB-MG integra mobilização nacional pela Reforma do Judiciário e apresenta propostas da Comissão de Juristas