[views count="1" print="0"]

Governo amplia recursos na educação para o trânsito

Estado investe mais em ações de educação no trânsito para reduzir o índice de acidentes na cidade e nas estradas

Em 2024, o Governo de Minas, por meio do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), destinou orçamento de R$ 1,6 milhões para reforçar as ações de educação para o trânsito. O recurso é dez vezes maior do que o aportado nos últimos quatro anos. As ações de combate à violência no trânsito nesse período mais que dobraram, passando de 267 em 2020 para 662 em 2023

Os números do balanço parcial de 2024 são ainda mais promissores. Até julho, já são contabilizadas 554 ações, o que indica a superação de todos os números anteriores. A estimativa é a de que até o final do ano o volume de iniciativas ultrapasse 850. Os reforços nos recursos e nas ações visam a redução no número de acidentes. No último ano, Minas registrou cerca de 23 mil internações hospitalares e 3.359 óbitos, tendo como motivação o trânsito, conforme dados do Sistema de Informação (SIM) da Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG).

O diretor de Operação Viária do DER-MG, Cristiano Coelho, explica que o investimento do Estado é utilizado na confecção de material de divulgação de campanhas que envolvem a produção e aquisição de jogos educativos, cartilhas sobre animais nas rodovias, óculos de simulação de consumo de álcool e drogas, aquisição de veículo que simula impacto e capotamento, kits para as transitolândias que funcionam nas unidades regionais do DER-MG, e atividades teatrais, entre outros.

Além disso, ele informa que está prevista a expansão das ações com aumento e qualificação da equipe e desenvolvimento de estratégias e materiais de apoio que proporcionem acesso da sociedade às informações em todas as regiões do estado. O objetivo é fortalecer a equipe do DER-MG em 2025. “Isso permitirá a execução de atividades em todas as regiões do estado, de forma concomitante e com apoio direto e coordenado pela Gerência de Educação para o Trânsito”, garante. Na avaliação dele, os investimentos são fundamentais para mudar o cenário.

“Aumentamos o volume de recursos na área porque acreditamos que a educação é um elemento transformador das futuras gerações. Cada motorista, ciclista ou pedestre conscientizado é uma infração ou fatalidade que pode ser evitada”, destaca o diretor de Operação Viária do DER-MG, Cristiano Coelho.

A gerente de Educação para o Trânsito, Rosely Fantoni, explica que as medidas programadas para 2024 são voltadas para um chamado de responsabilidade para a sociedade. “Nossas ações reforçam a necessidade de que cada cidadão abrace a causa e se comprometa em conhecer e respeitar as leis de trânsito pelo bem de todos. Se queremos a paz para as ruas todos os dias temos que rever nossas atitudes”, enfatiza.

A especialista em segurança e educação no trânsito, Roberta Torres, explica que o comportamento no trânsito é influenciado por uma combinação de fatores psicológicos, ambientais e sociais. Segundo ela, a nossa percepção, a educação ao longo da vida e as nossas emoções moldam o nosso comportamento e as nossas decisões. Tudo isso afeta em quais condições as pessoas vão fazer um trajeto no trânsito. As escolhas são influenciadas por vários fatores. Por isso, precisamos focar em educação para criar uma cultura para motoristas, pedestres, ciclistas”, conclui.

SEMANA NACIONAL DE TRÂNSITO – Em setembro, é celebrada a Semana Nacional de Trânsito (SNT), entre os dias 18 e 25 de setembro, conforme disposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Neste ano, o tema definido pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) é “Paz no trânsito começa por você”.

Nessa quarta-feira, 18, o DER-MG promoveu mais uma ação de conscientização voltada para os estudantes. Na parte da manhã e à tarde, ocorreram apresentação teatral sobre comportamento seguro no trânsito, com apoio da equipe de militares da Transitolândia do Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran). Durante todo o período, 240 crianças de escolas do ensino fundamental assistiram o espetáculo no Auditório do DER-MG, na Avenida dos Andradas, em Belo Horizonte.

Dia 25 deste mês será promovida Volume de recursos é dez vezes maior que o praticado nos últimos quatro anos uma roda conversa com funcionárias dos Correios sobre a mulher no trânsito. Presença de palestrantes que vão discutir sobre preconceitos, assédio, sensibilidade e percepção da mulher no trânsito, bem como outros assuntos ligados ao tema trânsito. O evento vai acontecer das 13h às 17h, no miniauditório Azul do centro de Educação Corporativa dos Correios, no bairro Jaraguá.

As ações são encerradas dia 27 deste mês, com programação na Academia do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), na Pampulha, das 8h às 17h. Enquanto os militares passam por competição que remete aos desafios para salvar pessoas envolvidas em acidentes, acontece a mostra de segurança no trânsito com participação dos órgãos do SNT e parceiros.

Estado investe mais em ações de educação no trânsito para reduzir o índice de acidentes na cidade e nas estradas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Três pessoas morrem em acidente na BR-251
Homem preso por matar irmão a machadada
HOMEM PRESO POR MATAR IRMÃO A MACHADADA
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Policial penal mata esposa e filha em Januária
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Operação contra abuso sexual infantojuvenil
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Pai preso suspeito de estuprar filha de 3 anos
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Quadrilha paulista é presa no Norte de Minas
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Motorista foge após atropelar motociclista e matar garupa
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Telhado desaba e suspeito em fuga cai e acaba preso pela PM
Abertas inscrições para o concurso da polícia penal
Motorista reserva de ônibus preso na BR-135 por tráfico
Suspeitos de furto e receptação são presos no Bairro Maracanã
PM combate o tráfico de drogas no Alto Rio Pardo
Idoso morre e neto dele fica ferido em acidente
Foragido da Justiça de Santa Catarina é recapturado na cidade
Mulher presa transportando drogas dentro de um pote
Adolescente apreendido com moto furtada do pátio do Detran
Frete rodoviário volta a subir
Audiência discutiu criação de blocos regionais de saneamento
Vereador chama atenção para apagão natalino
Projeto Minas Pela Infância apoia municípios em políticas públicas
Mães são cadastradas para o Leite da 1ª Infância