[views count="1" print="0"]

Três norte-mineiros disputam os Jogos de Paris

O Brasil inicia a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris (França) com a meta de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história.

O Brasil inicia a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris (França) com a meta de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história. Para isto, o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) enviou para a capital francesa a maior delegação brasileira da história da competição: o total de 280 atletas, sendo 255 com deficiência, 19 atletas guia (18 para o atletismo e 1 para o triatlo), três calheiros da bocha, dois goleiros do futebol de cegos e um timoneiro do remo.

Três atletas do Norte de Minas integram a delegação brasileira: a halterofilista Caroline Fernandes Alves, de Montes Claros; Claudiney Batista dos Santos, de Bocaiúva, do lançamento de disco; e Claro Lopes, de Itacarambi, do Parataekwondo.

 “Temos, no nosso plano estratégico, formulado em 2017, a meta de conquistar entre 70 e 90 medalhas e de ficar entre os oito primeiros. Mas a nossa real expectativa é de que o Brasil possa fazer em Paris a melhor campanha de todos os tempos”, declarou o presidente do CPB, Mizael Conrado, sobre a expectativa de campanha do Brasil nos Jogos de Paris, que começaram nessa quarta-feira (28/8) e vão até o dia 8 de setembro.

O objetivo é ultrapassar as campanhas dos Jogos do Rio (2016) e de Tóquio (2020), nos quais, em cada, o Brasil conquistou o total de 72 medalhas. Porém, foi no Japão que o país estabeleceu o recorde de ouros, 22, superando a marca dos Jogos de Londres (2012), quando 21 brasileiros subiram ao lugar mais alto do pódio. Em 2016 foram conquistados 14 ouros.

 E as possibilidades de cumprir uma campanha inesquecível na capital francesa serão inúmeras, pois o Brasil estará representado em 20 das 22 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goalball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, tênis em cadeira de rodas, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo e vôlei sentado.

Só não haverá brasileiros no basquete em cadeira de rodas e no rúgbi em cadeira de rodas. Na história dos Jogos Paralímpicos, que teve sua primeira edição em Roma (1960), o Brasil tem um total de 373 medalhas (109 ouros, 132 pratas e 132 bronzes). Assim, faltam 27 pódios para a conquista de número 400.

NORTE-MINEIROS

Caroline Fernandes Alves, de Montes Claros, Modalidade: Halterofilismo. Carol é medalhista de ouro na categoria até 79kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023, com um levantamento de 116kg. Ela compete pelo Clube Desportivo para Deficientes de Uberlândia, do Praia Clube.

Claudiney Batista dos Santos, de Bocaiúva, Modalidade: Atletismo – Lançamento de Disco. Claudiney é bicampeão olímpico no lançamento de disco, com duas medalhas de prata (lançamento de disco e lançamento de dardo). Ele é o recordista mundial da modalidade com a marca de 46m68.

Claro Lopes, natural de de Itacarambi, Modalidade: Parataekwondo. Claro conquistou bronze na categoria até 80kg nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Ele compete na classe K44 pelo CT Dias de Luta.

O Brasil inicia a disputa dos Jogos Paralímpicos de Paris (França) com a meta de realizar a campanha mais vitoriosa de sua história.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas a você

North acelera e reforça ataque
North acelera e reforça ataque
FMF antecipa horário de partida entre Democrata e North
FMF antecipa horário de partida entre Democrata e North
North encara o Pouso Alegre neste sábado no Juvenção em Montes Claros
North encara o Pouso Alegre neste sábado no Juvenção em Montes Claros
Time dos 50Tões de Buritizeiro
Pirapora encerra "Campeonato 50Tão" com grande final neste domingo
Montes Claros Vôlei segue imbatível na Superliga
Montes Claros Vôlei segue imbatível na Superliga
Jogo dos Operários - Estádio Juvenção (17)
Depois da obra, a bola rolou no Juvenção
CORRIDA
Corridas de rua abrem 2026 levando esporte também às comunidades rurais
1
Mesmo sob chuva forte, North mantém ritmo de preparação para duelo decisivo no Mineiro
Montes Claros Vôlei abre temporada 2026 em casa
North conquista acesso inédito à Primeira Divisão
Brasil busca vitória e 2º lugar contra o Uruguai
Atlético tenta vencer o Flamengo de olho na Libertadores de 2025
Brasil tenta vencer o Peru para subir na tabela
Sorteio dos mandos de campo da semifinal será nesta sexta
Montes Claros Vôlei estreia neste domingo no Ginásio Poliesportivo
Contra o Grêmio, Cruzeiro tenta se manter no G7
Cresce aviação executiva em Araxá 
Programa do Sistema Faemg Senar impulsiona a olericultura no Norte de Minas
Unimontes divulga lista do Vestibular com 1.484 candidatos aprovados
Carne suína inicia ano com preços pressionados por alta oferta
North acelera e reforça ataque