Na última sexta-feira (16), o Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEH) do Hospital Dílson Godinho (HDG) recebeu as visitas de Maria Regina de Moraes, representante do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVES) Regional Norte; Rita de Cassia Rodrigues, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros; Debora Danielly Dias Ribeiro, apoiadora técnica do CIEVES e Thais Emanuely de Freitas, enfermeira da Vigilância Epidemiológica/SMS Montes Claros.
A visita integra o protocolo do Ministério da Saúde (MS) para avaliar os processos de trabalho e protocolos adotados pelo HDG por meio do NUVEH, além de traçar um diagnóstico situacional da funcionalidade do serviço dentro do ambiente hospitalar. Esse alinhamento entre o Nuveh e os órgãos de vigilância do Estado reflete o compromisso do HDG em manter altos padrões de qualidade em suas operações.
“O NUVEH tem por objetivo central a detecção, o monitoramento, a notificação oportuna e a resposta imediata as potenciais emergências de saúde pública no âmbito hospitalar, monitorando situações específicas, dificilmente observadas fora deles, garantindo um olhar contínuo da situação epidemiológica local, incluindo as mínimas alterações no perfil de morbimortalidade. Além disso, é responsável por oferecer informações estratégicas para a organização, preparação e resposta do serviço hospitalar no manejo dos diversos eventos de interesse à saúde pública, subsidiando o planejamento e fortalecimento da vigilância em saúde local”, destacou a coordenadora do NUVEH.
Durante a visita, as representantes puderam observar de perto as práticas e medidas de vigilância epidemiológica implementadas pelo hospital, reforçando o compromisso do HDG com a segurança e saúde de seus pacientes e colaboradores.
Rita De Cassia Rodrigues destacou a importância de iniciativas como essa para garantir a qualidade do serviço prestado: “A visita ao NUVEH do Hospital Dílson Godinho foi extremamente produtiva. Pudemos constatar a excelência dos processos e a dedicação da equipe em seguir rigorosamente os protocolos estabelecidos. Esse tipo de avaliação é fundamental para assegurarmos a eficácia das ações de vigilância epidemiológica dentro das unidades hospitalares, contribuindo para a prevenção e controle de doenças”, afirmou a coordenadora.
O HDG continua a se destacar como referência em saúde na região, comprometido com a constante melhoria de seus serviços e o alinhamento às diretrizes nacionais de saúde pública. A coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (NUVEH), enfermeira Sammyla Myllene Durães Leite destacou a importância da visita e o seu objetivo dentro da Instituição.
“Receber a equipe da Superintendência Regional de Saúde e da Vigilância Epidemiológica foi uma oportunidade valiosa que aproveitamos para alinharmos nossas práticas com as diretrizes mais recentes e garantirmos que nossos protocolos estejam sempre atualizados. A troca de experiências e o feedback recebido nos ajudam a aprimorar continuamente o serviço que oferecemos, sempre com foco na segurança e no bem-estar dos nossos pacientes”, finalizou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Epidemiológica do HDG.