A Câmara dos Deputados analisa Projeto de Lei 2838/24, de autoria do deputado Délio Pinheiro, do PDT-MG, que reconhece as “Festas de agosto de Montes Claros”, em Minas Gerais, e as atividades folclóricas montes-clarenses de Catopês, Marujos e Caboclinhos como manifestações culturais nacionais, e as eleva à condição de Patrimônio Imaterial do Brasil.
As festas do mês de agosto aconteceram entre os dias 16 e 20 e colorem as ruas de Montes Claros, que se transformam em um reduto de fé, cultura popular e música. Nas comemorações, grupos de catopês, marujos e caboclinhos homenagearam Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e o Divino Espírito Santo, valorizando a cultura e a religiosidade popular da região.
“Reconhecer as ‘Festas de agosto’ de Montes Claros como manifestação cultural e Patrimônio Imaterial do Brasil é assegurar que essa histórica expressão do sincretismo religioso, da cultura e do folclore da região Norte de Minas tenha longevidade e resistência aos efeitos nocivos do tempo e da falta de incentivo” justifica o deputado.