As Festas de agosto começaram terça-feira com uma vasta programação com Pedro Boi, Flávio Venturini e tantos outros artistas conhecidos no Estado e no país.
A 183ª teve início nesta semana e apresenta uma vasta programação na Praça do Automóvel Clube, Associação dos Catopês e Centro Cultural, parte histórica da cidade, de acordo com informações obtidas pela reportagem do NOVO JORNAL DE NOTÍCIAS, na Secretaria Municipal de Cultura. O palco ao lado do Centro Cultural recebe os artistas em comemoração aos festejos de agosto, uma das mais tradicionais do município com muitos desfiles pelas ruas centrais da cidade.
Segundo a secretária municipal de Cultura, Júnia Rebelo, nesta sexta-feira (16), serão realizadas oficinas culturais na Praça da Matriz, às 10 horas, Trilhas da Leitura Arena; às 11 horas, Reinado de São benedito do AC até a Igreja do Rosário, na Avenida Coronel Prates.
Já as 16 horas, terá apresentação de rituais de fé e cultura em homenagem aos 500 anos de São Benedito; o cantor montes-clarense Pedro Boi, às 22 horas, 21 horas, Surubim e Pocomã, concurso de estandartes, na Casa de Cultura Márcia Prates; e às 23h, haverá apresentação do Mastro do Divino Espírito Santo.
No domingo (18), várias apresentações acontecerão com Encontros de Ternos realizados pela Associação dos Grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos, às 10h30, Fitinhas Danças Folclóricas; CDO Cultural com Nêga Tana; procissão de encerramento na Praça da Matriz; 20h, Minas em Sinfonia – tributo ao compositor montes-clarense Beto Guedes, filho do artista e pintor Godofredo Guedes; e 21h, apresentação de Fitas Grupo.
O 44º Festival Folclórico fará parte das Festas de Agosto e terá cultura, tradição e fé. No sábado (17), às 8 horas, haverá Feira de Arte e Artesanato na Praça Dr. Chaves (Matriz) Largo Georgino Júnior, 10 horas, oficina de danças Sarandeiros; Fiu Fiu de Cotova Arena. Logo às 11 horas, terá Cortejo do Império do Espírito Santo da Praça do Automóvel até a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, na Praça Portugal.
Às 19 horas, haverá exibição do filme em homenagem ao grande artista, folclorista do distrito de Alto Belo, em Bocaiúva, Téo Azevedo, que morreu neste ano, duas apresentações do ‘U Ômi qui casô com a mula’; dirigido pelo jornalista Eduardo Almeida Brasil, no Centro Cultural Hermes de Paula; 20 horas, show com Marcos Paracatu; 21h, Sarandeiros com danças folclóricas; às 22h, tem apresentação de Flávio Ventutrin, ex-cantor do 14 Bis.
Também a Orquestra Sinfônica de Montes Claros vai participar do encerramento com tributo ao cantor Beto Guedes e seus filhos artistas, quando haverá várias apresentações com shows artísticos.